Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu mídia

Campanha exalta Xi Jinping em casa; EUA já esperam um novo mandato

'Um homem de determinação e ação, que ousa inovar, que tem visão de futuro e está empenhado em trabalhar', diz Xinhua

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Acompanhando a série de artigos de exaltação no Renmin Ribao ou Diário do Povo, a agência Xinhua despachou um extenso "Perfil: Xi Jinping, o homem que lidera o PC chinês em uma nova jornada".

Foi manchete em veículos do país, com trechos como: "Este é um homem de determinação e ação, um homem de pensamentos e sentimentos profundos, um homem que herdou um legado mas ousa inovar, um homem que tem visão de futuro e está empenhado em trabalhar incansavelmente".

É mais um texto preparatório para a Sexta Plenária do partido que começa nesta segunda (8) e deve equiparar Xi a Mao Tse-tung e Deng Xiaoping, com uma "resolução sobre história" como aquelas assinadas pelos dois líderes.

Perfil e artigos ecoaram por agências ocidentais e jornais como South China Morning Post, que é do Alibaba, e New York Times, este linkando diretamente uma das capas do diário do PC (acima) e a agência estatal.

O longo texto do correspondente-chefe do NYT diz que uma recém-editada história do partido "celebra êxitos de Xi ao reduzir corrupção, cortar pobreza e avançar a capacidade tecnológica".

E que, "fortalecido, é muito provável que ele ganhe outro mandato de cinco anos", a partir de 2022.

SCMP CONTINUA, MAS A PRESSÃO TAMBÉM

O japonês Nikkei noticia que o CEO do Alibaba, Gary Liu, comunicou à Redação do South China Morning Post que o grupo "nunca discutiu e não tem planos" de vender o jornal de Hong Kong.

"O SCMP cresceu e se tornou uma organização noticiosa global com uma 'Voz Asiática' crítica e única, com pluralidade de pontos de vista", acrescentou, criticando o "rumor" de que ele seria estatizado.

Já publicações de Hong Kong e Pequim informam a saída do editor-chefe do Stand News, ligado por relações familiares ao Pingguo Ribao ou Apple Daily, fechado em junho. "Sinaliza o fim do veículo antigovernamental" honconguês, mais um.

RESISTÊNCIA

O semanal Nanfang Zhoumo, de Guangzhou, no Sul da China, tido como o jornal mais liberal do país até uma intervenção há cerca de oito anos, a primeira sob Xi, destacou a morte de seu editor-fundador, Zuo Fang, aos 86.

A Caixin da editora-fundadora Hu Shuli, publicação financeira hoje também ameaçada, levou o obituário ao alto da home.

PAIXÃO NACIONAL

Com vídeos no Weibo e outras redes, jovens festejaram a vitória chinesa sobre a Coreia do Sul na final do mundial de League of Legends. O resultado na madrugada de domingo levou milhares às ruas e sacadas de prédios, com a bandeira da equipe de Xangai, EDG.

A China tem 488 milhões de jogadores de e-sports, de acordo com o Global Times/Huanqiu.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.