Siga a folha

Correspondente da Folha na Ásia

Descrição de chapéu toda mídia

'3ª Guerra Mundial' ressoa em mídia social nos EUA, apelando até a Lana Del Rey

Twitter americano e chinês Sina Weibo destacam temas como envio de tropas, exortação a soldados e retirada de embaixadas

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os Assuntos do Momento ou Trending Topics do Twitter, nos Estados Unidos, abriram a semana com tópicos como SoldierSaturday e WWIII.

No primeiro caso, o Sábado do Soldado foi saudado pelo perfil do Exército americano usando a foto abaixo e uma citação de música da cantora pop Lana Del Rey: "Ser corajoso significa saber que, quando você fracassa, você não fracassa para sempre".

Já a menção à Terceira Guerra Mundial reflete uma notícia do New York Times, "Biden avalia envio de milhares de soldados para a Europa Oriental e os países bálticos".

Até mais que nos EUA, a Ucrânia é o principal tópico no Weibo Quente, que mostra tendências na plataforma chinesa, com atenção para posts sobre a saída de pessoal das embaixadas americana e britânica.

Dizendo que isso "alimenta especulações de que a situação será detonada", o perfil do jornalista Hu Xijin comentou: "Não há nenhum espaço para compromisso entre os dois lados, e agora mais pessoas estão conjeturando qual fusível acenderá a guerra".

ÁFRICA E ORIENTE MÉDIO

Já o Google Trends nos EUA, que reflete as buscas no Google Search, iniciou a semana com atenção para guerras em outras partes, em que interesses americanos também estão em jogo.

Em Burkina Faso, na África, um golpe de estado teria detido o presidente Roch Marc Christian Kaboré, próximo de Pequim, com destaque para o relato na NPR.

Nos Emirados Árabes Unidos, no Oriente Médio, com USA Today e outros, o governo disse ter derrubado mísseis lançados pelos Houthis, do Iêmen, após ter fracassado em conter um ataque a seu aeroporto dias atrás. Emirados e Arábia Saudita estão em guerra, com armamento dos EUA, contra o grupo apoiado por Teerã.

Mas o conflito logo ganhou concorrência de tópicos mais positivos para os Emirados, no Google Trends EUA, como "Vindo para Abu Dhabi de férias? Aprimore as tradições maravilhosas do emirado", com Times of Infia. Ou sobre "a primeira Spac" (sociedade de aquisição de propósito específico) na Bolsa dos Emirados, com Gulf News.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas