Nelson de Sá

Correspondente da Folha na Ásia

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Nelson de Sá
Descrição de chapéu toda mídia

Democracia em retrocesso, EUA buscam aliados 'autocratizantes'

Dois relatórios questionam regressão americana, com queda nas liberdades civis, mas Biden prepara cúpula com Bolsonaro

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Na semana que vem, Joe Biden realiza sua cúpula da democracia, virtual. Foram chamados o polonês Mateusz Morawiecki, Jair Bolsonaro e o indiano Narendra Modi, respectivamente o primeiro, o quarto e o sétimo líder mais "autocratizante" no relatório recém-divulgado pelo instituto V-Dem —que dá atenção especial para a liberdade de expressão.

Muitos em situação até pior, como o congolês Félix Tshisekedi e o iraquiano Mustafa Al-Kadhimi, ricos em minérios, também participam.

A lista de viés abertamente geopolítico é resultado, mais um, da equipe disfuncional de política externa na Casa Branca. Disfunção que, alertou articulista no New York Times, está levando ao absurdo, por exemplo:

"Vacinar menos pessoas mundialmente, na esperança de demonstrar superioridade americana ou da democracia, é uma calamidade moral que nos prejudicará a todos." Dias depois, vieram a público a ômicron e o veto à entrada de africanos.

Embora próximo do governo democrata, o NYT vem evitando até noticiar a cúpula de Biden. Preferiu dar ampla atenção ao V-Dem. Em suma, "EUA e seus aliados foram responsáveis por parcela significativamente maior do retrocesso democrático global na década", após período democratizante nos anos 1990 e 2000.

No caso americano, houve regressão no direito ao voto e com a politização dos tribunais, entre outros. "As descobertas também enfraquecem as suposições americanas, de que o poder dos EUA seja uma força democratizante no mundo", diz o jornal.

Talvez mais significativamente, "contradizem que a tendência [autocratizante] seja impulsionada por Rússia e China", os alvos da cúpula, "ou por Donald Trump, que assumiu quando a mudança já estava em andamento".

Um segundo relatório sobre democracia, de outra organização europeia, Idea, saiu em seguida e com conclusão semelhante. No Guardian, "EUA são adicionados à lista de democracias em retrocesso pela primeira vez", devido ao "declínio das liberdades civis e dos controles de governo".

Biden talvez não se sinta tão deslocado, conversando com Morawiecki, Bolsonaro e Modi sobre democracia.

AFP

O NOVO SKYLINE DA AMÉRICA

O chamado corredor dos bilionários ("billionaires' row") acaba de chegar a oito "torres super finas" erguidas em apenas sete anos, como novo perfil de Nova York.

A cidade tenta reagir, com o NYT (com a foto acima) cobrando a falta de segurança nos oito, de ocupação precária, e a prefeitura criando um abrigo para sem-teto no corredor, apesar dos protestos dos moradores, mostrados pelo noticiário local de CBS e Fox.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.