Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu Eleições 2020

Maior doação de campanha de ex-assessor de Eduardo Bolsonaro veio de prefeito aliado de Doria

Paulo Chuchu é apontado como operador de esquema de fake news contra opositores do presidente

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Eleito vereador em São Bernardo do Campo, o ex-assessor de Eduardo Bolsonaro (PSL-SP) Paulo Chuchu (PRTB) recebeu a maior doação de sua campanha, R$ 10 mil, de Orlando Morando (PSDB), prefeito reeleito da cidade e aliado próximo de João Doria (PSDB), um dos principais alvos dos bolsonaristas.

Reportagem da Folha mostrou que Morando é o campeão da triangulação de verba eleitoral no país. Nesses casos, em vez de direcionar dinheiro aos candidatos, os partidos dão a alguns deles, que escolhem para quem e quanto repassar.

Chuchu é apontado como um dos principais operadores de esquema de fake news contra opositores de Jair Bolsonaro. O Painel mostrou que Chuchu e Eduardo estenderam o raio de influência também à Assembleia Legislativa de São Paulo, onde foram nomeadas para gabinetes bolsonaristas a irmã e a mulher do vereador recém-eleito.

Chuchu também recebeu doações à sua campanha de Vinicius Tadeu Sattin Rodrigues, do PSL, suplente de Eduardo Bolsonaro, e de Otavio Fakhoury, empresário bolsonarista investigado no inquérito das fake news.

Paulo Chuchu, eleito vereador de São Bernardo do Campo pelo PRTB - Reprodução/Instagram

Morando disse ao Painel que doou para Chuchu como fez com todos os candidatos de sua coligação, "sem exceção".

"O Paulo Chuchu é morador de São Bernardo, policial aqui, escolheu o PRTB, que é o partido do general Mourão, presidido pelo Levy Fidelix, e tenho outros 17 partidos na minha coligação, além do meu. É a maior coligação da região metropolitana. Minha aliança com o Chuchu se deu através do PRTB".

O prefeito diz que Chuchu já ajuda em sua interlocução com o governo federal. "O Eduardo Bolsonaro esteve em uma audiência em Brasília com nosso secretário de Saúde e o ministro [Eduardo] Pazuello e foi bastante exitosa para que a gente pudesse credenciar no nosso novo hospital de urgência as UTIs do SUS".

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas