Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Política era a vida dele, não deixa nada de patrimônio e não teve escândalos, diz secretário de Covas

Orlando Faria afirma que últimas mensagens que recebeu do tucano foram sobre articulação política

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

"O Bruno [Covas] só pensava em política pública. Era a vida dele. Quarenta e um anos, não deixa nada de patrimônio, morava em apartamento de 70m² alugado, e nenhum escândalo ou condenação”, diz Orlando Faria, secretário de Habitação e homem de confiança do tucano na prefeitura.

Covas (PSDB) era a principal referência de uma geração de jovens tucanos que foi levada por ele para a Prefeitura de São Paulo. Ele tinha o projeto de fortalecer os quadros do partido e alimentar a máquina municipal simultaneamente. Faria, amigo dele há cerca de 20 anos, participou desse processo ao longo dos últimos anos.

Aficionado por articulação política, Covas recebeu tucanos no hospital durante a última semana para falar da migração de Rodrigo Garcia para o PSDB, que ele ajudou a concretizar.

Orlando Faria, secretário municipal de Habitação de SP - Divulgação/PMSP

A empolgação do prefeito com o tema foi observada pelos que falaram com ele, pessoalmente ou por telefone. Faria diz que conversou com ele nessa semana mais do que no acumulado de dois meses.

O secretário recebeu, inclusive, uma série de mensagens de Covas sobre o tema no celular quando o prefeito já estava sedado, na sexta-feira (14).

O celular do prefeito provavelmente havia desligado antes que as mensagens fossem transmitidas e foram disparadas depois que ele foi religado.

“No momento em que o país vai pedir uma liderança de centro, do diálogo, ele seria uma das opções em futuro próximo”, diz Faria.

Ele afirma que esse grupo de tucanos paulistas vai continuar com o projeto que Covas resumia como o de "radicalismo de centro", conjugando propostas de austeridade fiscal e de progressismo social.

"O corpo vai embora, mas o Bruno Covas fica. O legado dele fica. Ele forjou a gente. O jeito de pensar, agir e formular políticas públicas. Seguimos um grupo muito leal à ideologia dele", diz.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas