Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Secom de Bolsonaro diz que homenagem a agricultores usando homem com arma foi tirada de contexto

Pasta não responde se pagou e, caso sim, qual foi o valor despendido na utilização da imagem

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

A Secretaria de Comunicação do governo federal afirma ao Painel, em nota, que a escolha da imagem de um homem segurando uma arma em homenagem ao Dia do Agricultor “deu margem a interpretações fora do contexto”.

A fotografia, escolhida “em referência à segurança no campo”, foi apagada das redes sociais da Secom horas depois de ter sido publicada nesta quarta-feira (28), após receber muitas críticas.

Imagem que secretaria de comunicação do governo federal publicou nas redes sociais para homenagear agricultores brasileiros - Reprodução/@secomvc

A coluna perguntou se a secretaria pagou e, caso sim, qual o valor despendido na utilização da imagem, cujos direitos de uso estão estipulados em até R$ 3.000 em páginas como Getty Images, mas não teve resposta.

Atores do agronegócio criticam o fato de o governo federal trabalhar na contramão dos esforços para melhorar a imagem do Brasil no exterior. A publicação no Twitter coincidiu, por exemplo, com a viagem da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para a Europa, que tem justamente esse objetivo.

"A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom/MCom) alterou uma imagem da série de publicações em homenagem ao Dia do Agricultor. A imagem utilizada anteriormente, em referência à segurança no campo, deu margem a interpretações fora do contexto", inicia a nota.

"O Governo Federal reafirma a importância dos trabalhadores rurais, categoria que não parou durante a pandemia e que assegurou a produção de alimentos. O governo continuará adotando medidas que proporcionem mais tranquilidade e segurança em respeito ao agricultor e à sua família", conclui.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas