Painel

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel

Secom de Bolsonaro diz que homenagem a agricultores usando homem com arma foi tirada de contexto

Pasta não responde se pagou e, caso sim, qual foi o valor despendido na utilização da imagem

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

A Secretaria de Comunicação do governo federal afirma ao Painel, em nota, que a escolha da imagem de um homem segurando uma arma em homenagem ao Dia do Agricultor “deu margem a interpretações fora do contexto”.

A fotografia, escolhida “em referência à segurança no campo”, foi apagada das redes sociais da Secom horas depois de ter sido publicada nesta quarta-feira (28), após receber muitas críticas.

Imagem que secretaria de comunicação do governo federal publicou nas redes sociais para homenagear agricultores brasileiros
Imagem que secretaria de comunicação do governo federal publicou nas redes sociais para homenagear agricultores brasileiros - Reprodução/@secomvc

A coluna perguntou se a secretaria pagou e, caso sim, qual o valor despendido na utilização da imagem, cujos direitos de uso estão estipulados em até R$ 3.000 em páginas como Getty Images, mas não teve resposta.

Atores do agronegócio criticam o fato de o governo federal trabalhar na contramão dos esforços para melhorar a imagem do Brasil no exterior. A publicação no Twitter coincidiu, por exemplo, com a viagem da ministra da Agricultura, Tereza Cristina, para a Europa, que tem justamente esse objetivo.

"A Secretaria Especial de Comunicação Social (Secom/MCom) alterou uma imagem da série de publicações em homenagem ao Dia do Agricultor. A imagem utilizada anteriormente, em referência à segurança no campo, deu margem a interpretações fora do contexto", inicia a nota.

"O Governo Federal reafirma a importância dos trabalhadores rurais, categoria que não parou durante a pandemia e que assegurou a produção de alimentos. O governo continuará adotando medidas que proporcionem mais tranquilidade e segurança em respeito ao agricultor e à sua família", conclui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.