Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu STF

Caminhoneiro articulador de atos de 7 de setembro ignora bloqueio de Moraes e divulga novo Pix; veja

Na avaliação de quem acompanha a questão no STF, Zé Trovão está burlando ordem do ministro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O caminhoneiro Marcos Gomes, conhecido como Zé Trovão, um dos articuladores dos atos em apoio a Jair Bolsonaro marcados para 7 de setembro, decidiu ignorar a determinação de Alexandre de Moraes, ministro do STF, de bloquear a chave Pix que vinha recebendo dinheiro para organizar as manifestações.

Nesta quarta-feira (1º), Zé Trovão anunciou uma nova chave Pix para receber os recursos. Na avaliação de quem acompanha o caso no Supremo, a estratégia do caminhoneiro pode ser considerada uma forma de burlar a determinação do ministro.

"Pessoal, presta bem atenção: aqui na tela está passando o Pix, o novo Pix para você contribuir com o movimento do 7 de setembro", diz o caminhoneiro no vídeo divulgado para seus contatos nesta quarta-feira.

"Para vocês terem uma ideia, nós vamos ter energia elétrica para todo o acampamento, vai ser algo muito bacana, nós vamos ter geradores funcionando, e você pode levar sua extensão, uma chaleirinha para esquentar sua água, fazer um chimarrão, um café, fica a seu gosto", completa.

Segundo o pedido da Procuradoria-Geral da República que levou Moraes a determinar o bloqueio do Pix em agosto, as doações de particulares financiavam a paralisação "planejada por Zé Trovão, possivelmente patrocinada por Antonio Galvan e amplamente divulgada por Wellington Macedo e por sua Marcha para a Família."

Zé Trovão foi um dos alvos de mandados de busca e apreensão que a Polícia Federal cumpriu em 20 de agosto, assim como o cantor Sérgio Reis e o deputado Otoni de Paula (PSC-RJ).

As medidas foram solicitadas pela Procuradoria-Geral da República e autorizadas pelo ministro Alexandre de Moraes, do STF.

Caminhoneiro Zé Trovão ignora determinação de Alexandre de Moraes e divulga nova chave Pix - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas