Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Justiça libera inserções da União Brasil que mencionam Rodrigo Garcia

Trechos das peças haviam sido suspensos após pedido de liminar feito pelo PT-SP

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Tribunal Superior Eleitoral cassou liminar que havia determinado a supressão de trechos de inserções televisivas da União Brasil que mencionam o governador de São Paulo Rodrigo Garcia (PSDB), pré-candidato à reeleição.

O pedido de liminar foi feito por Luiz Marinho, presidente do diretório paulista do PT, sob o argumento de que as peças se desviaram do propósito de divulgação da União Brasil e incorreram em promoção pessoal de Garcia, que é apoiado pela sigla no estado. O TRE-SP concedeu a liminar na quinta-feira (9).

Na decisão em que cassou a liminar, o TSE diz que Garcia é mencionado no contexto de pautas defendidas pela União Brasil e que ele não aparece em nenhum momento nos programas, seja mediante imagem ou voz. Por isso, argumenta, não teria havido promoção pessoal no entendimento da corte.

Rodrigo Garcia (PSDB), governador de SP e pré-candidato à reeleição - Avener Prado-22.out.2018/Folhapress

"A decisão é um reconhecimento de que, em nenhum momento, o governador Rodrigo Garcia apareceu no programa partidário. Portanto nunca houve promoção pessoal. O apoio que damos ao Rodrigo é legal e, apesar de incomodar a muitos, só irá aumentar", diz o deputado federal Alexandre Leite, tesoureiro da União Brasil em São Paulo.

A União Brasil ainda tem direito a promover inserções em 13 e 17 de junho.

Em uma das inserções, Geninho Zuliani, deputado federal da União, diz que a "União Brasil apoia o novo Governador Rodrigo Garcia na luta para que boa parte dos recursos do estado fiquem aqui".

Em outro, o deputado Alexandre Leite, tesoureiro da sigla em SP, afirma que "o apoio do governador Rodrigo Garcia" sustenta o programa de pavimentação de estradas no estado.

Em um terceiro, a vereadora paulistana Sandra Tadeu diz que "as mulheres do União Brasil apoiam o novo Governador Rodrigo Garcia."

Trecho de inserção em que a vereadora da União Brasil, Sandra Tadeu, cita Rodrigo Garcia - Reprodução

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas