Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Candidato, ex-tradutor de Libras de Bolsonaro vê relação entre inclusão e conservadorismo

Fabiano Guimarães vai disputar vaga de deputado federal pelo Distrito Federal

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Durante dois anos e meio, Fabiano Guimarães, 42, foi uma presença constante ao lado do presidente Jair Bolsonaro (PL) em discursos e pronunciamentos, como seu tradutor oficial de Libras (língua brasileira de sinais).

Candidato a deputado federal pelo Distrito Federal, ele defende que inclusão e conservadorismo são temas ligados, inclusive com referências contidas na Bíblia.

Presidente Jair Bolsonaro (PL) e o intérprete Fabiano Guimarães - Alan Santos/PR

"Essa relação vem dos primórdios do cristianismo, quando Cristo reabilitou e trouxe de volta à sociedade os deficientes", diz ele, que disputará o mandato pelo Republicanos.

Professor, formado em letras e com especialização em linguística, ele começou a conviver com a comunidade surda em 1998, por meio da igreja evangélica que frequentava. Fez cursos e especializou-se no idioma. Também atuou para que a Libras fosse reconhecida como uma língua própria, o que ocorreu em 2002.

Em setembro de 2019, ele prestou concurso para tradutor de Libras no Ministério da Educação, mas acabou sendo deslocado para a Presidência. Lá, aproximou-se da primeira-dama, Michelle Bolsonaro, que é fluente na língua.

Ele diz ter apoio do presidente e da primeira-dama para disputar o mandato, e precisou deixar seu posto no Planalto no final de junho, conforme exige a lei eleitoral. "Sou Deus, Pátria, Família e Liberdade, como Bolsonaro".

Guimarães afirma que decidiu se candidatar atendendo a apelos de pessoas que se preocupam com a inclusão. "Almejo ser o primeiro representante dos surdos no Congresso. Queremos transformar Brasília na capital da acessibilidade", afirma.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas