Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu guerra israel-hamas

Comissão na Câmara quer convocar Mauro Vieira por desmarcar convite feito em cima da hora

Embaixador confirmou na semana passada participação em audiência na comissão de exteriores do Senado nesta quarta-feira (18)

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

A Comissão de Relações Exteriores e Defesa Nacional da Câmara dos Deputados ameaça convocar nesta quarta-feira (18) o chanceler Mauro Vieira para falar sobre o posicionamento do Brasil em relação à guerra entre Israel e o Hamas. O motivo é o ministro ter desmarcado convite que havia sido feito na segunda-feira (16) pelo colegiado e cujo horário conflitaria com compromisso assumido antes no Senado.

Palestinos retiram vítima de ataque de Israel à Faixa de Gaza - Khaled Omar/Xinhua

No dia 10, Vieira aceitou convite feito pelo presidente da CRE (Comissão de Relações Exteriores) do Senado, Renan Calheiros (MDB-AL), para falar sobre a posição do Brasil no conflito e sobre repatriação dos brasileiros. A audiência foi marcada para esta quarta-feira, às 13h.

Nesta segunda-feira (16), o presidente da comissão da Câmara, Paulo Alexandre Barbosa (PSDB-SP), convidou Vieira para falar ao colegiado, após serem registrados três requerimentos de convocação para o ministro, entre eles um do deputado Eduardo Bolsonaro (PL-SP). A audiência foi marcada para 12h desta quarta-feira —ou seja, uma hora antes da reunião no Senado.

Ainda foi estudada a possibilidade de uma reunião conjunta entre as duas comissões, mas os organizadores encontraram entraves logísticos.

Nesta terça, o chanceler cancelou a participação na comissão da Câmara, o que deixou insatisfeitos deputados que integram o colegiado. O presidente da comissão chamou uma reunião para 9h desta quarta-feira. O primeiro item da pauta é justamente o requerimento do filho 03 de Jair Bolsonaro.

Segundo interlocutores do chanceler, ele pretende participar da audiência na Câmara em outra data.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas