Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Partidos concorrentes preveem 'desinchaço' do PSD de Kassab em 2024

Caciques das siglas dizem que têm recebido contato de prefeitos que se queixam de falta de atenção

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Lideranças dos maiores partidos em São Paulo afirmam que o crescimento expressivo do número de prefeitos do PSD, sigla de Gilberto Kassab, é insustentável e já tem resultado em refluxo de filiados.

Reportagem da Folha mostrou que o partido do secretário de Governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) multiplicou por sete o número de prefeitos no estado de São Paulo desde dezembro de 2022 —de 46 para 329.

Gilberto Kassab, presidente do PSD e secretário do governo Tarcísio, em entrevista à imprensa - Mathilde Missioneiro - 30.nov.22/Folhapress

Esse aumento significativo gerou incômodo em outros partidos, como PL, PP, Republicanos e União Brasil, que acusam Kassab de oferecer mais recursos aos municípios em que tem interesse de filiar os prefeitos. O secretário estadual nega e diz que não faz política partidária no Palácio dos Bandeirantes.

Esses caciques partidários afirmam ao Painel que já têm sido procurados por prefeitos que se queixam de falta de atendimento no PSD, que não estaria conseguindo dar conta de contemplar tantos prefeitos, e que têm pedido para trocar de legenda.

Ao contrário de vereadores e deputados, os prefeitos não precisam esperar a janela partidária que antecede cada eleição para mudar de sigla.

Na eleição de 2024, projetam os líderes dos partidos, a disputa entre siglas deverá estar mais equilibrada, com o PSD ainda à frente, mas com vantagem significativamente menor.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas