Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Descrição de chapéu MST

Governo Tarcísio traça meta de entregar títulos de terras a todos os assentados de SP

Secretário de Agricultura afirma que mais de 7.000 famílias receberão os certificados

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP) estabeleceu a meta de entregar títulos de propriedade a todas as famílias que moram nos 140 assentamentos estaduais até o fim de 2026.

No primeiro ano, 1.059 famílias receberam os títulos. A avaliação do governo é a de que o processo ganhará tração a partir deste ano e, nesse ritmo, contemplará as 6.074 famílias restantes em três anos.

"Não haverá um assentado sem título de propriedade no estado de São Paulo até 2026", diz Guilherme Piai, secretário de Agricultura do governo estadual e principal responsável pelo projeto.

Tarcísio de Freitas (Republicanos) e secretário de Agricultura Guilherme Piai durante reunião no Palácio dos Bandeirantes - Reprodução/@guilhermepiai no Instagram

Em janeiro, o governo paulista entregou mais de mil títulos de regularização fundiária na região conhecida como Pontal do Paranapanema, extremo oeste de São Paulo. A área é um reduto de movimentos de reforma agrária, especialmente do MST (Movimento dos Trabalhadores Sem Terra).

A entrega de títulos de propriedade para os assentados é inspirada em política implementada para o campo no governo de Jair Bolsonaro (PL).

O modelo enfrenta oposição de movimentos sem-terra e partidos de esquerda, que veem esvaziamento do processo de reforma agrária.

Já os defensores da prática argumentam que ela retira os assentados da órbita de movimentos do campo e confere liberdade para que produzam de acordo com regras de mercado.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas