Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Saúde estima que desvinculação teria impacto semelhante ao teto de gastos

Equipe econômica estaria estudando limitar crescimento real do piso da Saúde a 2,5%

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Brasília

O Ministério da Saúde realiza cálculos para mostrar à equipe econômica qual será o reflexo da perda de recursos da pasta ao longo dos anos em caso de desvinculação do piso da constitucional da área.

A conclusão preliminar é que o impacto seria parecido com o do teto de gastos, substituído no ano passado pelo arcabouço fiscal.

Ministro Fernando Haddad (Fazenda) e ministra Simone Tebet (Planejamento) em coletiva na sede da Fazenda - Ministério da Fazenda

Em 2024, os mínimos constitucionais da Saúde e da Educação voltaram a ser vinculados à arrecadação —o da Saúde equivale a 15% da receita corrente líquida. A Folha mostrou que a equipe econômica estuda limitar o crescimento real do piso aos mesmos 2,5% previstos no arcabouço.

Na avaliação de integrantes do ministério, isso alteraria radicalmente o orçamento da saúde, com um impacto comparativo anual expressivo e equivalente a restituir o teto de gastos sobre a saúde.

Relatório divulgado pelo Tesouro Nacional em abril mostrou que a flexibilização dos pisos pode liberar até R$ 131 bilhões para outros gastos de custeio e investimentos até 2033.

A possível desvinculação orçamentária de saúde e educação entrou no cardápio da área econômica para tentar obter equilíbrio fiscal, mas sofre resistências da área social e do PT.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas