Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Cúpula da Fundação FHC integra conselho da campanha de Tabata

Datena se queixou de falta de apoio de tucanos à sua pré-candidatura pelo PSDB em SP

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O presidente do conselho curador da Fundação FHC, Celso Lafer, e o diretor-geral, Sergio Fausto, são membros do conselho estratégico montado pela deputada federal Tabata Amaral (PSB) para auxiliá-la na condução da campanha para a Prefeitura de São Paulo e aproximá-la de setores diversos da sociedade.

A fundação se define como apartidária, mas é frequentemente associada ao PSDB devido à sua origem, criada por Fernando Henrique Cardoso em 2004, e pela participação de alguns de seus membros em gestões tucanas.

Ela possui um acervo formado por documentos do ex-presidente e da ex-primeira-dama e antropóloga Ruth Cardoso (1930-2008) e promove debates a respeito de temas como democracia, educação e políticas para o desenvolvimento.

Ex-chanceler Celso Lafer durante lançamento de livro na Faculdade de Direito da USP - Folhapress

Em São Paulo, o PSDB apresentou como pré-candidato José Luiz Datena, que se queixa de falta de apoio de tucanos à sua pré-candidatura.

Desde que o apresentador foi anunciado, diferentes alas do partido rejeitaram a escolha e manifestaram apoio a concorrentes.

O ex-ministro Aloysio Nunes Ferreira, por exemplo, pediu desfiliação da legenda no dia do lançamento da pré-candidatura e disse que Datena não tem condições de representar o PSDB.

Fernando Henrique Cardoso, por sua vez, decidiu manter seu voto em sigilo na eleição municipal deste ano, mostrou reportagem do jornal O Estado de S. Paulo. Em 2020, ele votou acompanhado do então prefeito Bruno Covas (PSDB).

Em sua participação na sabatina Folha/UOL, Datena respondeu o nome do ex-presidente tucano quando perguntado a respeito de um político brasileiro que o inspira.

Em entrevista à Folha, o apresentador se queixou de "tiros" que leva "dentro do partido", disse que está sendo "sacaneado" e não descartou desistir mais uma vez da pré-candidatura. Ele tem repetido nos últimos dias, no entanto, que será, sim, candidato.

Além do ex-chanceler Celso Lafer e do cientista político Sergio Fausto, o conselho estratégico de Tabata é formado por figuras como o apresentador Luciano Huck, o economista Armínio Fraga, o ex-secretário Gabriel Chalita, o produtor KondZilla, a editora Marisa Moreira Salles, entre outros.

O pré-candidato José Luiz Datena (PSDB) durante entrevista à Folha - Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas