Siga a folha

Editado por Guilherme Seto (interino), espaço traz notícias e bastidores da política. Com Catarina Scortecci e Danielle Brant

Descrição de chapéu Haiti mercado de trabalho

Justiça no PR vai lançar cartilha em crioulo haitiano com direitos trabalhistas

Ideia do TRT-9 é que o material seja amplamente divulgado para comunidade estrangeira empregada no Brasil

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Curitiba

A Justiça do Trabalho no Paraná vai lançar em setembro uma cartilha destinada a trabalhadores haitianos no Brasil, com direitos e deveres. O material, produzido pelo TRT-9 (Tribunal Regional do Trabalho da 9ª Região), está escrito em crioulo haitiano.

Cópias impressas serão entregues para a Polícia Federal, para que elas fiquem disponíveis para haitianos assim que chegarem ao país. Mas a ideia é que o arquivo em PDF do material também circule nos grupos de WhatsApp ligados à comunidade haitiana.

Explosão em silos da C.Vale, cooperativa agroindustrial de Palotina, no oeste do Paraná, em julho de 2023 - Portal Nova Santa Rosa

Especialmente na região noroeste do Paraná, há forte presença de mão de obra haitiana em frigoríficos e cooperativas de grãos. Atividades na agroindústria se tornaram uma forma de inserção mais rápida no mercado de trabalho, diante de dificuldades como língua e revalidação de diplomas.

Há quase um ano, uma explosão em armazéns de grãos de uma unidade da C.Vale, em Palotina (PR), matou dez trabalhadores – e oito deles eram haitianos.

Eles atuavam como trabalhadores avulsos, contratados pela cooperativa agroindustrial através do Sintomege, que é o Sindicato dos Trabalhadores na Movimentação de Mercadorias em Geral de Toledo.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas