Siga a folha

Editado por Fábio Zanini, espaço traz notícias e bastidores da política. Com Guilherme Seto e Danielle Brant

Lira pede proteção da PF a deputado que concorre a prefeito de João Pessoa

Ruy Carneiro precisou cancelar ato cultural na semana passada após ameaças de facção

Assinantes podem enviar 7 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), pediu à Polícia Federal que dê proteção ao deputado federal Ruy Carneiro (Podemos-PB), candidato à Prefeitura de João Pessoa.

O candidato a prefeito de João Pessoa Ruy Carneiro, após fazer boletim de ocorrência - Divulgação

A solicitação ocorre após Carneiro ter cancelado um evento cultural num bairro da cidade no último dia 15, por pressão de uma facção criminosa local. A reunião ocorreria num circo, cujo proprietário relatou ter sofrido ameaça de morte.

No ofício, enviado à superintendente da PF na Paraíba, Christiane Machado, Lira diz que "nos últimos tempos, as disputas eleitorais têm sido marcadas por crescente violência a ameaçar o espírito democrático que deve permear as eleições em nosso país".

"Nesse cenário, com o fim de proteger prerrogativas constitucionais do deputado federal Ruy Carneiro, que noticia sérias ameaças à sua integridade e de sua família durante eventos políticos havidos nesse estado, solicito a vossa excelência a adoção de medidas necessárias a garantir a segurança do congressista em tela, observados os limites do território paraibano", prossegue Lira.

Carneiro diz que as ameaças só reforçam a necessidade de uma resposta firme das autoridades. "A solicitação do presidente da Câmara para que eu receba proteção da Polícia Federal é um passo essencial para garantir que o processo democrático não seja sufocado pela violência e intimidação do crime organizado", afirmou.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas