Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Carrefour usa blockchain para rastrear carne
Dados sobre lotes de carnes poderão ser acessadas por consumidores via QR Code
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O Carrefour lança a primeira linha gastronômica da marca com rastreamento por blockchain. A tecnologia pode evitar casos de fraude, como os deflagrados pela Operação Carne Fraca em 2017.
No primeiro momento, consumidores do estado de São Paulo poderão acessar informações sobre a procedência de peças suínas por meio de QR code no celular.
A ideia é implementar a tecnologia em uma linha de carnes, peixes, ovos e frutas até 2022.
Cada elo da cadeia poderá incluir informações específicas dos lotes, como origem, localização da fazenda, modo de criação, atualizações veterinárias e condições de abate e de transporte.
O objetivo é que o consumidor tenha um panorama completo do processo produtivo quando adquirir o item na gôndola.
A plataforma foi desenvolvida no Carrefour da França e está em adaptação no Brasil. Segundo o grupo, o blockchain torna todas as informações visíveis a cada agente da produção, o que dificulta a fraude e auxilia o monitoramento.
Leia a coluna completa aqui.
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