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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Conar absolve propaganda do Burger King sobre poligamia

Marca colocou um trisal para falar de promoção dupla de hambúrguer

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São Paulo

O Burger King foi absolvido pelo Conar (conselho de autorregulamentação publicitária) no caso de um comercial que, após exaltar uma relação poligâmica, recebeu mais de 20 reclamações de consumidores.

O anúncio, de fevereiro, vende sanduíches com o slogan “por que se contentar com um só?”. Os insatisfeitos que procuraram o Conar alegaram que a bigamia é ilegal.

Alguns mencionaram que a publicidade foi veiculada em horários próximos a programas infantis. A defesa mostrou que a veiculação foi majoritariamente destinada a adultos.

O Burger King também disse que não desrespeitou ordem legal ou ética e que não insinuou que eles eram casados. Também afirmou que esse modelo de namoro não é uma infração.

A relatora reforçou a garantia da liberdade de expressão e de diferentes formas de relacionamento afetivo, "tal como manifestado pelo STF em maio de 2011".  

O Conar, então, arquivou o caso.

Há pouco mais de uma semana, o Burger King apresentou um vídeo com uma alfinetada ao veto do presidente Jair Bolsonaro à propaganda do Banco do Brasil. Bolsonaro disse que o comercial, pautado pela diversidade, "não era sua linha".

Sem citar o BB, a marca recrutou profissionais ao seu próximo comercial. "Para participar, basta se encaixar nos seguintes requisitos: ter participado de um comercial de banco que tenha sido vetado e censurado nas últimas semanas. Pode ser homem, mulher, negro, branco, gay, hétero, trans, jovem, idoso", anunciou.

Leia a coluna aqui.

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