Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Tragédia em Brumadinho

Gilmar Mendes suspende quebra de sigilo bancário de ex-presidente da Vale

Ministro atendeu parcialmente executivo que estava à frente da empresa em Brumadinho

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes suspendeu nesta terça (11) as quebras de sigilo fiscal e bancário do ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman.

A decisão contraria a CPI de Brumadinho (MG) na Câmara dos Deputados, que havia aprovado a medida no último dia 4.

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, deferiu parcialmente o pedido de liminar do ex-presidente da Vale - REUTERS

O ministro afirma na decisão que não vê "necessidade ou utilidade de tais dados para o prosseguimento da investigação" e que, "quanto a este ponto, resta desrespeitada a garantia constitucional do direito à intimidade."

Schvartsman havia também solicitado a suspensão das quebras de seu sigilo telefônico e telemático, mas não foi atendido. Mendes afirma que são importantes para a investigação, desde que restritas ao período do executivo à frente da companhia.

Também foi o ministro do STF o relator do habeas corpus que liberou, no fim de maio, o executivo de depor à CPI da Câmara.

Fabio Schvartsman foi afastado da presidência da mineradora no início de março após pedido da força-tarefa que investiga o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, ocorrido em 25 de janeiro, que deixou pelo menos 246 mortos.

Leia a coluna completa aqui.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas