Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

3 em cada 10 inadimplentes do país são jovens da periferia, diz Serasa

Companhia estima que pelo menos 19 milhões de pessoas estejam nessa situação

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo
Jovens de periferia são o grupo mais homogêneo em situação de inadimplência no Brasil de hoje. Segundo um novo estudo do Serasa Experian, 32% dos inadimplentes do país têm até 35 anos e vivem longe de centros urbanos. São 19 milhões.
 
Os outros 68% são grupos menos consolidados, que reúnem desde classe média urbana até população rural e idosos. O desemprego afeta a todos, mas o jovem de periferia enfrenta educação e infraestrutura precárias, diz o Serasa.
 

Preço alto Um dos grandes críticos da exclusão de estados e municípios na reforma da Previdência, o governador de São Paulo, João Doria, voltou a disparar reclamações após a movimentação em torno da terceira versão do texto nesta quarta-feira (3). 

Serviço completo “Custará caro ao Brasil aprovar uma reforma parcial quando poderia fazer uma reforma completa. Não é justo penalizar milhões de brasileiros, a maioria desempregados e desvalidos, para atender interesses eleitorais e egoístas”, disse Doria.

Idade mínima Mesmo entre especialistas em segurança pública que concordam com regras mais suaves para policiais na reforma da Previdência, a articulação de última hora feita por Bolsonaro deixou a impressão de que faltou o governo analisar os modelos de aposentadoria da categoria internacionalmente.

Lição de casa “Aposentadorias de policiais têm especificidades no mundo todo, e isso precisa ser preservado no Brasil, mas Bolsonaro não parece ter feito contas. Ele só se preocupa com os benefícios para os militares”, diz Rafael Alcadipani, professor da FGV-SP que pesquisa o tema.

Aula A FGV vai inaugurar um curso de graduação em administração pública em Brasília, como já tem no Rio e em São Paulo. A primeira turma começa no vestibular 2020, que acaba de abrir inscrição.

Sem caneta Agradou às escolas privadas a ideia de digitalizar o Enem, lançada pelo Ministério de Educação nesta quarta. A mudança estava no radar e era inevitável, diz Ademar Batista, presidente da Fenep (federação do setor). “É mais seguro que prova em papel, não há o risco no transporte de Brasília a Amazonas ou ao Rio Grande do Sul.”

Fontes A Sabesp começa a usar energia renovável em suas estações. Na Vila Alpina, zona leste de São Paulo, passou a bombear água usando gás natural, em parceria com o sistema Fluxus. Também vai testar energia solar em Mogi Mirim e Orindiúva.

Rebuliço O relatório da CPI de Brumadinho revoltou mineradoras. Há um clima de agitação contra a sugestão para se criar o regime de participação especial, em que as minas pagariam um percentual sobre a receita líquida, como ocorre com as petroleiras.

Respingo No setor, a impressão é que a recomendação busca punir a Vale, mas a eventual aprovação inviabilizaria outras operações no país, como a exploração de bauxita, diz Milton Rego, presidente da Abal (associação de alumínio). 

Castigo “Por que investir no Brasil, já que riscos de mesma natureza não sofrem o mesmo ônus em países como Chile, Peru, Austrália, Canadá?”, afirma Luís de Azevedo, presidente da ABPM (Associação Brasileira de Pesquisa Mineral), em nota.

Processo A CPI de Brumadinho, criada para investigar o rompimento da barragem do córrego do Feijão que deixou ao menos 246 mortos em janeiro, foi encerrada na última terça-feira (2). O relatório segue agora para órgãos que estão investigando a tragédia, como a Polícia Federal e o Ministério Público.

Vende-se O número de sites de ecommerce explodiu no Brasil de 2018 a 2019, com salto de 37,5%. A alta nos anos anteriores foi de 12,5% e 9,2%, mostra levantamento do BigData Corp. e PayPal que será divulgado nesta quinta (4).

Lojinha O Brasil tem cerca de 930 mil sites de venda online, 230 mil deles criados nos últimos 12 meses. O crescimento, segundo a BigData, tem motivação no desemprego, no baixo custo para empreender e no aumento da oferta de sites que oferecem formatos prontos para o comércio digital.

com Igor Utsumi e Paula Soprana 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas