Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu Tragédia em Brumadinho

Gilmar Mendes suspende quebra de sigilo bancário de ex-presidente da Vale

Ministro atendeu parcialmente executivo que estava à frente da empresa em Brumadinho

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal) Gilmar Mendes suspendeu nesta terça (11) as quebras de sigilo fiscal e bancário do ex-presidente da Vale, Fábio Schvartsman.

A decisão contraria a CPI de Brumadinho (MG) na Câmara dos Deputados, que havia aprovado a medida no último dia 4.

Retrato de Gilmar Mendes, presidente do STF, durante sessão. Ele levanta o dedo indicador
O ministro do STF (Supremo Tribunal Federal), Gilmar Mendes, deferiu parcialmente o pedido de liminar do ex-presidente da Vale - REUTERS

O ministro afirma na decisão que não vê "necessidade ou utilidade de tais dados para o prosseguimento da investigação" e que, "quanto a este ponto, resta desrespeitada a garantia constitucional do direito à intimidade."

Schvartsman havia também solicitado a suspensão das quebras de seu sigilo telefônico e telemático, mas não foi atendido. Mendes afirma que são importantes para a investigação, desde que restritas ao período do executivo à frente da companhia.

Também foi o ministro do STF o relator do habeas corpus que liberou, no fim de maio, o executivo de depor à CPI da Câmara.

Fabio Schvartsman foi afastado da presidência da mineradora no início de março após pedido da força-tarefa que investiga o rompimento da barragem da mina do Córrego do Feijão, ocorrido em 25 de janeiro, que deixou pelo menos 246 mortos.

Leia a coluna completa aqui.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.