Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.

Explosão em fábrica argentina pode elevar preço do plástico no Brasil

Setor teme que paralisação na Dow pressione a demanda por importações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A cadeia do plástico no Brasil ficou preocupada com a notícia de uma explosão na fábrica da Dow em Bahía Blanca, na Argentina, ocorrida na última semana.

O maior receio é o de que a paralisação das instalações possa pressionar a demanda por importações brasileiras no país vizinho, o que levaria a aumento nos preços por aqui. Procurada, a fabricante química não faz comentários sobre possíveis impactos na demanda argentina ou na oferta brasileira.

Estampido A Dow afirma que não houve incêndio, feridos, ou dano ambiental, e que o incidente ocorreu na reativação da fábrica após um blecaute. “Foi um evento sonoro causado por pressão excessiva e ruptura em um recipiente contendo vapor, sem produtos inflamáveis”, diz, em nota. 

Outro lado A empresa afirma que trabalha na investigação e lamenta o ocorrido.

Unidade da Dow nos EUA; explosão ocorreu em fábrica argentina de Bahía Blan
Unidade da Dow nos EUA; explosão ocorreu em fábrica argentina de Bahía Blan - AFP

Aguardo A União Europeia demora, em média, 2 anos e 6 meses para por em vigor acordos comerciais. O tempo para colocá-los em vigência provisória (antes da aprovação por todos os Estados-membros, mas já sem tarifas de importação) é de 1 ano e 2 meses. 

Cálculo A estimativa é da Confederação Nacional da Indústria, que analisou 55 acordos assinados desde 2007. O com o Mercosul, porém, pode levar mais tempo para entrar em vigor. Não só pela complexidade, mas por fatores como o Brexit e as eleições na Argentina, que podem resultar em uma mudança no governo.

Fermento Sem as altas taxas de juros para turbinar com folga seu patrimônio, o brasileiro vai atrás de educação financeira. A participação do público nos eventos promovidos pelo Banco Central, em parceria com a CVM, a Susep e a Previc, subiu 235% nos últimos cinco anos, segundo o banco.

Ajuda A semana de educação financeira deste ano, realizada no primeiro semestre, reuniu mais de 15,5 mil pessoas e teve quase 11 mil ações de instituições públicas e privadas. 

Ligado O Ministério Público Federal instaurou inquérito para apurar possível omissão da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) em aplicar penalidades a distribuidoras. 

Dinheiro público O caso foi aberto depois de uma representação da Federação Nacional dos Engenheiros indicando cobranças indevidas contra municípios de São Paulo. Procurada, a Aneel afirma em nota que “tomou conhecimento do caso e se manifestou nos autos do processo, que ainda está em curso”.

Pé atrás No calor da nova versão do relatório da Previdência apresentado nesta terça (2), as primeiras impressões de executivos mais cautelosos foram as de que o mercado vai ter alguma euforia, similar ao que ocorreu após a eleição de Bolsonaro. Mas o efeito financeiro final pode ser muito diferente do estimado.

Bola da vez A avaliação é que tudo se encaminha para que o Congresso leve o mérito da reforma, mas se a economia não decolar, ainda será possível apostar as poucas fichas que restam na tributária.

Alívio Funcionários do BNDES comemoraram o recuo do relator Samuel Moreira da ideia de destinar recursos do PIS/Pasep, que hoje são usados pelo banco, para reduzir o rombo da Previdência Social. “Teria sido um golpe fatal na instituição e no investimento no Brasil”, disse Arthur Koblitz, vice-presidente da AFBNDES. 


PROSA

“Investidores externos já tomaram posições aqui, talvez não iguais às que teriam se as reformas já passassem. Agora, vão retirar a posição se elas não ocorrerem ou se perderem velocidade? Não vão"

Carlos Takahashi, 
presidente-executivo da BlackRock no Brasil

Com Igor Utsumi e Paula Soprana

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.