Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Chinês pede reforço a fabricante de máscara para coronavírus no Brasil

Baixa nos estoques foi agravada pelo feriado de Ano Novo no país asiático

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Respiração Fabricantes brasileiros de máscaras cirúrgicas e aventais hospitalares começam a relatar aumento no interesse pelos produtos, que já estão em falta no país asiático, onde milhares de pessoas foram infectadas pelo coronavírus. A brasileira Sky Descartáveis afirma ter sido procurada por uma fornecedora chinesa para ajudar na reposição dos estoques. Segundo a empresa, a escassez foi agravada pelas comemorações do Ano Novo local, que interromperam a produção.

Imunidade  O produto também já desperta atenção no Brasil. A 3M diz ter sido procurada por clientes interessados em saber sobre a eficácia dos itens e sua disponibilidade. A empresa afirma que até o momento não há impacto na venda e produção de máscaras.

Espirro Os mercados de luxo, beleza e outros setores mais expostos aos gastos de turistas chineses foram atingidos pelo coronavírus. Nas Bolsas pelo mundo, ações de empresas como LVMH, da Louis Vuitton, a Kering, da Gucci, e a coreana de cosméticos Amorepacific sentiram o baque. 

Futuro Uma semana antes do surto de coronavírus, o presidente de uma grande empresa diz ter sugerido que precisava de um sabático para escrever um livro de ficção apocalíptica sobre como as aglomerações urbanas da China e a produção de animais em larga escala provocariam um ambiente fértil a epidemias.

Desfecho Ele terminaria o livro com a busca por um estilo de vida campestre com celular, uma mistura da utopia do bom selvagem de Rousseau, mas com a tecnologia à disposição, em referência a Marx. A diretoria da empresa vetou, dizendo que ele alimentaria pânico nos mercados. 

Mais branco O Ministério Público Federal abriu inquérito para apurar irregularidade na ocultação da abrasividade de pastas de dente vendidas no Brasil. Entidades de odontologia questionam a quantidade de informações disponíveis nas embalagens

A coluna Painel S.A. agora está disponível por temas. Para ler todos os outros assuntos abordados nesta edição, clique abaixo: 

América Latina será fonte de talentos de tecnologia, diz Marco Stefanini 

Ministério da Economia discute impulsionar disco de vinil em Manaus 

LinkedIn apresenta vaga inexistente para motorista da Lyft no Rj

Com Filipe Oliveira e Mariana Grazini
 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas