Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Coronavírus

Favela recebe toneladas de doações, mas falta apoio para distribuir

Coordenador fala em rebelião nacional se faltar perspectiva

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Capilaridade Uma das principais responsáveis pela distribuição das doações à população vulnerável na pandemia, a Cufa (Central Única das Favelas) registrou mais de 7.000 toneladas de produtos entregues em cerca de 20 dias, segundo Celso Athayde, coordenador-geral da organização, um volume que ele diz nunca ter imaginado nos 20 anos desde a fundação com o rapper MV Bill. Mas ainda há gargalo na distribuição. “A gente não recebe um centavo de apoio logístico”, afirma Athayde.

Operação Os centros de formação da Cufa foram transformados em centros de distribuição na pandemia. “Hoje, recebo 300 toneladas de frango temperado, não pode ficar fora do gelo. Precisamos da logística capaz de receber, gente para descarregar e cadastrar os moradores”, diz Athayde.

Balança Para ele, uma solução seria abater parte do imposto de empresas doadoras e investir na distribuição. “Vai ter de ter mobilização de recursos à parte para rodar a operação. Do contrário, vai ficar na boa vontade”, diz. A Cufa atua em todos os estados.

Causa A onda tem nomes como Natura, Boticário, Kraft Heinz, Friboi e auditorias. Mas Athayde alerta para a necessidade de prosseguir porque grande parte dos moradores das favelas atua como informal ou autônomo, em atividades que podem continuar atingidas por muitos meses.

Horizonte “A crise mais expressiva que uma sociedade pode ter é a de perspectiva. A hora em que essa perspectiva some, aí nós estamos falando de anomalia, selvageria, rebelião nacional. Todo mundo perde. Não adianta estar em casa, com estoque, que ela vai ser invadida”, diz ele.


Prosa

Celso Athayde, coordenador-geral da Cufa - Divulgação

“Neste momento, ou dividimos com a favela a riqueza que ela sempre produziu, ou vamos dividir as consequências da miséria que a elite sempre concentrou

Celso Athayde
coordenador-geral da Cufa

A coluna Painel S.A. está disponível por temas. Para ler outros assuntos, clique abaixo:

Sindicalistas querem falar com Covas sobre contágio em ônibus no rodízio

OAB pede para suspender reajuste do plano de saúde por adesão

Demanda por cloroquina despenca em abril, diz empresa

Deputados querem que dono de painel solar doe energia para hospitais na pandemia

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas