Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Arezzo quer patentear produto para desinfetar sapato provado por cliente

Alexandre Birman, presidente da empresa, diz que clientes estão comprando sapato sem experimentar

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Cinderela A pandemia levou o grupo calçadista Arezzo&Co ao ramo da segurança sanitária. A empresa está desenvolvendo um produto para desinfetar os sapatos provados pelas clientes. O lançamento será patenteado e deve ser apresentado ao mercado na próxima semana, segundo Alexandre Birman, presidente da companhia. Ele diz que neste início da retomada, a maior parte das cerca de 450 lojas da rede que foram reabertas não tem permitido a experimentação dos sapatos.

Pé Agora, em grande parte das vendas, as clientes compram o produto sem prová-lo, segundo Birman. Levam o par para casa e voltam para trocar. “Vamos desinfetar esses sapatos em toda a rede”, diz.

O empresário Alexandre Birman; Arezzo&Co está desenvolvendo produto para desinfetar sapatos - Keiny Andrade/Folhapress

Bota Segundo o empresário, o ecommerce cresce no grupo, que tem as marcas Arezzo, Schutz, Anacapri, Alexandre Birman, Fiever, Alme e Vans. Mas ele estima que cerca de 15 lojas físicas das mais de 750 unidades da companhia serão fechadas definitivamente.

Salto Após renegociar os aluguéis das lojas quando os shoppings permaneceram fechados para a quarentena, Birman afirma que também conseguiu redução no valor depois que os estabelecimentos foram reabertos com horários limitados. “O aluguel está proporcional às horas em que estamos abertos”, diz ele.

Sola Birman avalia que a compra da operação da Vans no Brasil feita pela Arezzo em 2019 foi um “tiro certo” e a crise do coronavírus não deve frear a expansão da marca.

Tênis Em meio à pandemia, a empresa achou uma solução inusitada: fará uma inauguração a portas fechadas de uma loja da Vans em Belo Horizonte na segunda (29). “Operar marcas que não foram fundadas por nós tem sido uma experiência bacana e nos deu vontade de ter outras”, diz.


PROSA

"A roupa tem uma possibilidade de contágio muito maior do que o sapato, mas, obviamente, não queremos contar com isso"

Alexandre Birman, presidente do grupo Arezzo&Co

Veja outros temas da coluna Painel S.A. nesta domingo (27)

Importadora auxilia na indicação de médico para tratamento com remédio de maconha

Atacadistas e distribuidores ajudam bares e restaurantes a sair da crise

Mercado de seguros reage a transformações da pandemia

Com Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas