Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu Coronavírus

Restaurantes vão pedir mais prazo de pagamento a grandes fornecedores como BRF, JBS e Ambev

Com perspectiva de retomada, donos de estabelecimentos dizem que não têm dinheiro para estoque

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Diante da perspectiva de volta à normalidade com o avanço da vacinação, pequenos e médios restaurantes que foram impactados pela pandemia preparam um movimento para pedir alongamento de prazos de pagamento aos grandes fornecedores como Ambev, BRF, JBS e outros.

Segundo Cristiano Melles, da ANR (Associação Nacional dos Restaurantes), a ideia é conseguir se capitalizar novamente e aliviar as contas para refazer o planejamento de estoque, que se perdeu nos fechamentos e reaberturas da quarentena.

"A situação é praticamente assim: a receita da venda do almoço paga o que vai ser vendido no jantar. O fluxo de caixa está apertado. É um problema porque, agora que as fases devem melhorar com a vacinação, não tem condições mínimas para recompor estoque", diz Melles.

Eles diz que a grande preocupação é com os estabelecimentos de menor porte, porque os grandes têm mais facilidade de negociar prazos com os fornecedores.

"Vamos pedir que, neste momento, essas empresas façam o enxoval para os restaurantes porque o que mais custa é bebida e proteína", afirma.

Outra frente de atuação dos restaurantes, segundo Melles, é o diálogo com os governos para pedir linhas de crédito para recompor o capital de giro.

com Filipe Oliveira e Mariana Grazini

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas