Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu clima chuva

Ministro de Minas e Energia volta dos EUA antes da hora para tratar de questão energética

Bento Albuquerque havia viajado para liderar missão em busca de investimentos

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque, resolveu voltar mais cedo de sua viagem aos Estados Unidos, um deslocamento que seria, segundo o ministério, uma "extensa agenda" oficial para aprofundar relações e captar investimentos.

Ele deveria falar em um evento na Embaixada do Brasil em Washington, nesta quarta (18), mas não cumpriu o roteiro planejado.

Procurado pelo Painel S.A., o ministério disse, em nota, que Albuquerque otimizou sua agenda e decidiu retornar ao Brasil nesta quarta "para cumprir compromissos relativos à política energética do país".

O ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. - Alan Santos/PR

Segundo a pasta, o cronograma previsto para os próximos dias terá a substituição de representantes do ministério.

Iniciada no domingo (15), em Houston, a missão começou com a abertura do evento de petróleo Offshore Technology Conference, em que o Brasil participa com estande próprio, apoiado pela Apex-Brasil, integrado por 33 empresas brasileiras do setor de petróleo e gás.​

Bento Albuquerque viajou para liderar a delegação brasileira na divulgação das oportunidades do leilão da cessão onerosa do pré-sal previsto para o fim do ano. Ainda no Texas, o ministro foi conhecer a produção de hidrogênio da Air Liquide, onde foi recebido pelo presidente da companhia Rui Coelho.

Nesta quinta (19), ele participaria de um evento em Washington sobre as perspectivas para o Brasil na transição para uma economia de baixo carbono.

Segundo Bruno Eustáquio, secretário-executivo adjunto do ministério, ​que substituiu Bento Albuquerque no evento da Embaixada, os temas da crise hídrica e do racionamento no Brasil não foram tratados nas reuniões de que participaram e que o assunto não preocupa os investidores.

Em Nova York, na sexta (20), o ministro teria encontros com fundos de investimento em energias limpas e renováveis, além de reunião com dirigentes da Bolsa de Nova York e um almoço na Câmara de Comércio Brasil-EUA.

com Mariana Grazini e Andressa Motter
colaborou Rafael Balago

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas