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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Propaganda do chocolate Snickers sai do ar na Espanha após repercussão sobre homofobia

Vídeo gerou reação de consumidores, entidades LGBTQIA+ e ministra da Igualdade do país

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São Paulo

A marca de chocolates Snickers na Espanha se desculpou publicamente e retirou um anúncio do ar nesta semana após uma onda de indignação de redes sociais e representantes da comunidade LGBTQIA+ no país, que chamaram o anúncio de homofóbico.

A propaganda mostra o influenciador espanhol Aless Gibaja, com cabelos longos e vestido de roupas cor de rosa. Ele pede um suco de laranja ao garçom e lhe servem um sorvete Snickers. Após a primeira mordida, Gibaja se transforma em um homem barbudo com voz grave.

O amigo do protagonista então lhe pergunta se ele está melhor. "Melhor", responde o homem. No final, o anúncio mostra a mensagem: "Você não é você quando está com fome".

Chocolates Snickers da fabricante Mars - AFP

A ministra de Igualdade da Espanha, Irene Montero, reagiu publicamente à campanha. "Eu me pergunto para quem pode parecer uma boa ideia usar a homofobia como estratégia de negócios", escreveu na internet nesta quinta-feira (5).

Depois da ampla repercussão negativa, a Snickers na Espanha publicou um comunicado. A marca da fabricante Mars disse, nesta quinta-feira, que leva a sério os direitos de igualdade e inclusão.

"Em nenhum momento tivemos a intenção de estigmatizar ou ofender qualquer pessoa ou grupo. Mais uma vez, lamentamos qualquer mal-entendido e, para evitar a divulgação de uma mensagem que possa ser mal interpretada, faremos imediatamente a remoção da campanha", afirmou.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

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