Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Restaurantes começam a negociar reparação com estados e municípios por perdas da pandemia

Abrasel entrou com uma série de ações em mais de 270 cidades no país

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Começa a render algum resultado a série de ações civis públicas da Abrasel, associação de bares e restaurantes, que foi à Justiça em 26 estados, Distrito Federal e 275 municípios para pedir reparação aos governos e prefeituras pelas perdas da pandemia.

​Segundo Paulo Solmucci, presidente da Abrasel, o governo do Mato Grosso do Sul negociou um pacote arrojado de reparação aos estabelecimentos que desembarcarem da ação. A medida prevê benefícios de ICMS até 2022.

Também pode haver isenção do IPVA do ano que vem para veículos de empresas como confeitarias, sorveterias, cafeterias e outros.

"Esse é o mais expressivo. Há outros que nos chamaram para conversar, como o prefeito de Campinas. Temos conversado com vários prefeitos. Todos, em geral, manifestam que reconhecem que nós pagamos uma conta injusta, desproporcional, e agora precisamos buscar uma forma de reparar isso", afirma Solmucci.

com Mariana Grazini e Andressa Motter

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas