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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Delivery ganha espaço em ranking de queixa de consumidor em 2021 e supera telefonia

Pesquisa do Reclame Aqui ainda mostra lojas online do topo das críticas

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São Paulo

O balanço final do fechamento do ano no site de queixas Reclame Aqui aponta novamente as lojas online na liderança, com 22,6% de participação no total.

O número indica um recuo no alvo de críticas na comparação com 2020, quando as lojas online representavam quase 27% das reclamações.

Das mais de 5 milhões de queixas registradas na plataforma até 28 de dezembro, mais de 1,1 milhão se referiam a compras pela internet.

Os bancos seguem no segundo lugar, com 11,6% neste ano, ante 10,6% em 2020. Estão à frente do delivery, que ganhou gás na pandemia e acabou aparecendo entre as principais categorias reclamadas neste ano com 7% de participação, ante 5,6% no ano passado.

O serviço superou o patamar das queixas sobre telefonia móvel (5,4%).

com Ana Paula Branco

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