Maria Inês Dolci

Advogada especializada na área da defesa do consumidor.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Maria Inês Dolci
Descrição de chapéu Folhajus

Consumidor brasileiro quer esquecer 2021

Ano começou com megavazamentos de dados e terminou com passageiros lesados pela Itapemirim

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Este ano que chega ao fim foi muito negativo para o consumidor brasileiro. E tudo pode piorar mais, se for aprovado o PL 2766/2021, retrocesso que diminui a autonomia dos Procons. O projeto de lei estabelece, por exemplo, que as multas sejam substituídas por investimentos em infraestrutura, serviços e projetos do próprio fornecedor que desrespeitou o CDC (Código de Defesa do Consumidor).

Esse enfraquecimento do CDC e dos órgãos públicos e privados de defesa do consumidor se soma à inflação acima de 10% ao ano, ao dólar nas nuvens e ao elevado desemprego (12,1%), enquanto a renda encolhe, e especialistas projetam um pífio crescimento de 0,42% para o PIB (Produto Interno Bruto) em 2022.

No apagar das luzes deste ano, passageiros têm sofrido as consequências da incompetência e da falta de respeito pelos seus direitos. Refiro-me à bagunça causada pela Ita Transportes Aéreos, companhia autorizada a operar com capital social baixo, controlada pelo Grupo Itapemirim, que se encontra em recuperação judicial.

A projeção é que mais de 130 mil passageiros tenham sido afetados, considerando-se voos de ida e volta, entre 17 de dezembro e 17 de fevereiro. Ou seja, período que inclui Natal, Réveillon e férias de verão. Lastimável, ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil)!

Além disso, os aumentos nos preços dos combustíveis, gás de cozinha, energia elétrica e produtos da cesta básica marcaram 2021. Como escrevi neste espaço, surgiu até uma vexatória classificação de ossos de primeira e de segunda, uma das marcas do empobrecimento da população.

A LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais) está em vigor, mas ainda assim houve megavazamentos preocupantes, como os de julho último, expondo dados sensíveis na Internet – RG ; CPF e CNH (Carteira Nacional de Habilitação). Pela primeira vez, piratas digitais conseguiram vazar os nomes das mães de usuários, dado valioso para validação de serviços online.

Outro evento negativo para o consumo das famílias foi a retomada dos aumentos da taxa básica de juros da economia, a Selic, para tentar deter a escalada inflacionária. De março para cá, passamos de uma taxa de 2% (historicamente a mais baixa) para 9,25%. Isso encarece o crédito ao consumidor. Caem as vendas e, consequentemente, será ainda mais difícil reativar a economia brasileira.

Apesar de tudo isso, desejo a todas e a todos um feliz 2022, com muita saúde e esperança, pois temos um país a reconstruir!

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.