Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Farmacêutica brasileira avança em pesquisa que leva proteína do coronavírus em viagem espacial

Objetivo é cristalizar o material para melhorar a sua visualização

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Pousou na manhã desta quarta (22) na ISS (Estação Espacial Internacional) uma cápsula da SpaceX que leva experimento brasileiro sobre o coronavírus.

A pesquisa, desenvolvida pelo CNPEM (Centro Nacional de Pesquisa em Energia e Materiais), é financiada pela farmacêutica Cimed, que contratou a empresa brasileira de logística espacial Airvantis para viabilizar o projeto.

Momento em que cápsula da Space X é acoplada à Estação Espacial Internacional - Divulgação

O objetivo do experimento levado ao espaço é cristalizar uma proteína do Sars-Cov-2. De volta à Terra, isso deve ajudar a visualizar melhor essa estrutura do vírus.

"Consideramos muito promissor o futuro da indústria farmacêutica nacional no espaço, que funciona como um grande laboratório, já que os estudos em órbita nos ajudam a entender o funcionamento do nosso organismo aqui na Terra", afirma João Adibe Marques, presidente da Cimed.

A Airvantis também tem três novas missões espaciais agendadas para o primeiro semestre de 2022, juntamente com a Cimed, e espera realizar ainda pelo menos outras duas até o final de 2022.

"O número de lançamentos pode ser maior no próximo ano, pois negociações estão em andamento. A pesquisa espacial entrou na agenda de inovação das empresas brasileiras. Ter um player logístico especializado e a chegada de novas tecnologias torna mais acessível esse tipo de investimento", afirma Lucas Fonseca, diretor-executivo da Airvantis. ​

Com Andressa Motter e Ana Luiza Tieghi

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas