Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Lançamento de produtos volta a apontar tendência de queda
Indicador reverteu sinais de recuperação do primeiro semestre
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O lançamento de produtos no mercado, que costuma acompanhar indicadores de confiança da indústria, caiu 15% em dezembro em relação ao mês anterior, segundo o índice da Associação Brasileira de Automação GS1 Brasil.
O ano de 2021 vinha sinalizando no primeiro semestre uma tendência de retomada na intenção das empresas de colocar novos produtos no mercado, depois do baque de incertezas que os lançamentos sofreram com a chegada da pandemia em 2020.
Segundo o indicador, os resultados do terceiro e do quarto trimestres anularam o crescimento registrado no início de 2021, fechando o ano com queda de 0,3%.
No recorte por setores, o têxtil teve o melhor resultado, com um crescimento de 3,7%, enquanto os demais registraram queda no trimestre.
com Andressa Motter e Ana Paula Branco
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters