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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu aeroportos

Entrega do Galeão deve deixar lições sobre competição com Santos Dumont

Após desistência, governo federal decide leiloar os dois aeroportos do Rio em conjunto

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São Paulo

O clima dentro da concessionária do RIOGaleão após a decisão de desistir do Aeroporto Internacional Tom Jobim foi de desgosto, porém, sem arrependimento.

A análise, segundo quem acompanha o caso, é que a empresa conseguiu entregar resultado e havia ainda a disposição de elevar investimentos no Brasil e participar de rodadas de leilão de novos aeroportos no futuro, mas o que resta agora é o dever de seguir o roteiro do desembarque com responsabilidade.

Passageiros no Aeroporto Internacional Tom Jobim (Galeão) - Tércio Teixeira -22.mar.20/Folhapress

Ficou também a sensação de que as circunstâncias da saída da concessionária deixam legados, como o debate sobre operar Galeão e Santos Dumont em cooperação, evitando competição entre os dois terminais no Rio de Janeiro.

Nos últimos meses, o modelo de repasse para iniciativa privada do aeroporto Santos Dumont, hoje administrado pela Infraero, gerou atrito entre autoridades fluminenses e o governo federal.

Políticos e empresários do Rio de Janeiro avaliavam que, ao atrair mais voos, o Santos Dumont poderia inviabilizar a operação do Galeão.

A Anac aprovou, no fim do ano passado, a minuta do edital para a concessão do Santos Dumont, mas o governo não promoveu alterações para impedir o que os políticos consideravam "concorrência predatória" entre os dois aeroportos da cidade.

Após o anúncio da desistência, nesta quinta (10), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou o adiamento do leilão do Santos Dumont, previsto agora para ser realizado em 2023, em conjunto com o Galeão.

Agora, a ideia é que os dois aeroportos tenham o mesmo operador.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

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