Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu inflação juros

Brasileiros lideram percepção de inflação em mais de 20 países, aponta levantamento

Sensação de alta superou 40% no ano, diz Dunnhumby

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Novos dados apontam o crescimento da preocupação dos brasileiros com a inflação neste ano.

O país em que o consumidor mais sentiu o aumento nos preços dos alimentos no primeiro bimestre foi o Brasil, segundo levantamento de fevereiro realizado em 24 países pela empresa de ciência de dados de consumo Dunnhumby.

Funcionário de um supermercado em São Paulo colando uma oferta de papel higiênico - Rahel Patrasso 27.dez.21/Xinhua

No Brasil, a sensação de alta chegou a quase 43% no período. Em seguida aparecem Colômbia e Chile, onde a percepção de inflação para os consumidores ficou em torno de 34% e 32%, respectivamente.

Segundo a Dunnhumby, na média geral dos países analisados, os consumidores superestimam a taxa de inflação real em menos de 15 pontos percentuais, enquanto o Brasil lidera a lista com mais de 30 pontos de distância dos dados oficiais.

Ainda de acordo com o estudo, mais de 62% buscam custo-benefício. Para driblar o aumento na hora das compras, as estratégias predominantes são pesquisar em canais online as melhores ofertas e comparar os preços. Quase metade afirma que só compra se for em promoção.

A manifestação do receio dos brasileiros diante da escalada dos preços também cresce na internet, segundo outra pesquisa, da agência .MAP com 1,4 milhão de publicações diárias feitas no Twitter e no Facebook.

Em março, pela primeira vez, a inflação ocupou o primeiro lugar no ranking dos assuntos mais populares desde que o monitoramento da .MAP começou a ser feito, em 2015, segundo a empresa.

Joana Cunha com Andressa Motter e Ana Paula Branco

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas