Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Bebida com baixo teor alcoólico vira tendência no Brasil

Euromonitor aponta expansão de produtos como cerveja sem álcool e drinques

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Depois de uma série de mudanças provocadas pela pandemia nas ocasiões de consumo de bebida, com o fechamento dos bares e o aumento das compras em casa, os brasileiros estão buscando mais produtos com menor teor alcoólico.

A tendência aparece em levantamento da Euromonitor, que aponta crescimento de 43% nas cervejas sem álcool em 2021 e projeção de mais um aumento de 37% neste ano.

Os chamados RDT’s (drinques ou bebidas que são vendidos prontos para o consumo) tiveram expansão de 12%, impulsionados pela demanda do consumidor por menor teor alcoólico e pela estratégia das empresas em busca de diversificação do portfólio, segundo a Euromonitor.

Supermercado Chama em Itaquera - Rubens Cavallari - 27.abr.22/Folhapress

O vinho, bebida que há anos vem se consolidando no hábito dos brasileiros e chegou a ter aumento de 21% nas vendas em 2020, registrou queda de cerca de 2,3% no ano passado.

Por outro lado, os espumantes, champanhes e vinho rosé apresentaram alta de 22% no ano passado. Esse crescimento pode ser explicado pela saída do isolamento e pela vontade de celebrar.

"Em 2021 aconteceu um consumo de vingança. Como as pessoas ficaram isoladas em casa por mais de um ano, começaram a sair mais para se vingar da Covid e os espumantes e champanhes tendem a ser usados em comemorações", afirma Rodrigo de Mattos, analista para a área de bebidas e tabaco da Euromonitor.

​​Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Gilmara Santos

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas