Siga a folha

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Queda no preço da carne domina debate sobre inflação na rede social, diz pesquisa

Passagem aérea e combustível tiveram atenção reduzida

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A inflação foi o quarto assunto mais debatido nas redes sociais na semana passada, segundo o monitoramento da agência de análise de dados e mídia .Map. O assunto aparece no ranking atrás de temas como pluralidade, política e segurança pública.

Segundo a .Map, o tom geral é de comemoração dos internautas pela queda do preço das carnes em meio a comparações aos preços praticados durante o governo Bolsonaro. No início deste mês, o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) divulgou queda de 1,22% em fevereiro. Foi a maior baixa dos produtos no IPCA (Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo) desde novembro de 2021.

O recuo pode ter sido intensificado pelo impacto inicial do embargo às exportações brasileiras para a China, após a confirmação de um caso de mal da vaca louca no Pará. A suspensão teria resultado em um aumento da oferta no mercado interno.

O preço dos alimentos correspondeu a mais de 90% das discussões sobre inflação. Com menor relevância, a possibilidade de barateamento das passagens aéreas também repercutiu: com cerca 5,5% das manifestações. O combustível não chegou a 4% das menções.

Joana Cunha com Paulo Ricardo Martins e Diego Felix

As redes sociais viraram termômetro para acompanhar discussões políticas e econômicas - Gabriel Cabral - 17.set.2021/Folhapress

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas