Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Associação de restaurantes quer intervenção do governo em vetos a publicidade
Abrasel e Abranet tiveram campanhas em defesa do parcelado sem juros vetadas pelo Conar a pedido dos bancos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A Abrasel (Associação Brasileira de Bares e Restaurantes) pediu ao ministro da Justiça, Flávio Dino, que intervenha no caso de veto do Conar a campanhas publicitárias favoráveis à manutenção de compras parceladas sem juros no cartão.
Nos últimos dias, Abrasel e Abranet (que representa emissores responsáveis por 10% dos cartões de crédito do país) acusaram o Conar, órgão responsável pela regulação da publicidade, de censura após terem vetadas suas propagandas em veículos de comunicação a pedido da Febraban, a federação dos bancos.
Por isso, a Abranet chegou a se desfiliar do Conar.
A exemplo da Abranet, a Abrasel avalia que seu objetivo com a manifestação pública era trazer para o debate público um tema que impacta não só o setor de comércio e serviços, mas toda a sociedade.
"Entendemos que qualquer ameaça à democracia e à liberdade de expressão deve ter sua atenção e seu posicionamento. O cerceamento de debates de interesse público é um atentado contra a democracia brasileira, que precisa ser protegida", escreveu Solmucci ao ministro. "Os bancos tentam impedir a sociedade de saber o que está sendo discutido e em quais termos."
Com Diego Felix
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters