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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Brasileiros vão adaptar cardápio para gastar menos com ceia de Natal

Pesquisa da Ticket mostra receio de consumidores com alta nos preços de alimentos

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São Paulo

Três em cada dez brasileiros pretendem mudar o cardápio da ceia de Natal para deixá-lo mais barato. A situação, no entanto, é melhor do que a do ano passado, quando metade fez economia na compra de itens para o jantar devido aos preços elevados.

É o que mostra uma pesquisa da Ticket com 2.300 consumidores.

Pratos da ceia de Natal - Amanda Sabadell/Divulgação

Neste ano, 53% dos entrevistados disseram que os itens da ceia estão mais caros. Como forma de se adaptar aos preços, 39% devem mudar o menu para inserir novos pratos.

As carnes são vistas como itens obrigatórios para 84% dos brasileiros na composição da ceia; frutas e oleaginosas, por 57%; bebidas, por 52%.

A pesquisa também mapeou quanto será gasto com presentes neste fim de ano. Segundo a Ticket, 52% dos entrevistados pretendem comprar lembranças com valores abaixo de R$ 200, enquanto 48% planejam gastar um pouco mais: 16% entre R$ 200 e R$ 300, 9% entre R$ 300 e R$ 400, e outros 9% entre R$ 400 e R$ 500.

Apenas 9% pretendem investir entre R$ 500 e R$ 1.000 em presentes, e 5% mais do que isso.

Com Diego Felix

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