Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu juros Selic inflação

Queda de juros e inflação ajudam em renegociação de dívidas, diz Serasa

Levantamento mostra que varejo liderou recuperação de crédito no país, seguido por concessionárias e bancos

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A progressiva redução dos juros e a queda na inflação ajudaram a recuperar o potencial de crédito das empresas brasileiras com contas em atraso. Segundo a Serasa Experian, em agosto, o total de dívidas pagas ou renegociadas foi de 46,5%, índice que chegou a 53,8% para pendências acima de R$ 10 mil.

O índice de recuperação de crédito voltou a crescer, após atingir a máxima do ano em abril (48,5%) e cair progressivamente até julho, quando chegou a 43,2% —o menor em 2023.

Pessoas estão negociando dívidas em balcão de atendimento
Balcão de atendimento de feirão limpa nome da Serasa - Karime Xavier - 29.nov.2022/Folhapress

O indicador também apresentou melhora na comparação com agosto do ano passado, quando o percentual de empresas quitando contas atrasadas em até 60 dias foi de 44,9%.

"Dos oito meses deste ano, seis apresentaram uma trajetória positiva, impulsionada pela redução da inflação e, mais recentemente, pela diminuição da taxa de juros, juntamente com a estabilidade nos índices de inadimplência das empresas", avalia o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi.

A entidade afirma que essa tendência de melhora deve persistir ao longo de 2024.

O setor que mais recebeu pagamentos de inadimplentes foi o varejo, com 55%, seguido por companhias de utilities (contas básicas como energia, gás e água), com 51%, financeiras (50,9%) e bancos (47,7%).

As empresas de telefonia receberam o menor percentual de pagamentos, com 10,8%.

Entre as regiões com os melhores índices de quitação para agosto está o Nordeste é o primeiro, com quase 53%, Sul (51,7%), Norte (46,9%), Centro-Oeste (45,9%) e Sudeste (42%).

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.