Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012
Credores macetam Itaipava e cogitam ir à Justiça por patrocínio a Ivete
Grupo cogita ir à Justiça por contrato multimilionário da Itaipava com a cantora após ter dado desconto de 70% em dívidas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
As ações de marketing da Itaipava no Carnaval deste ano, que fechou um contrato com a cantora Ivete Sangalo por mais dois anos, despertaram indignação em credores da companhia que, recentemente, deram descontos de 70% para receber até 2035.
Segundo advogados, que não quiseram abrir quem são os credores, esse grupo cogita tomar medidas judiciais contra a companhia.
Os patrocínios da cervejaria mais que dobraram no Carnaval deste ano. Os números não foram divulgados. Foram 25 eventos patrocinados com as marcas Itaipava, Petra, TNT e Black Princess contra 12, em 2023.
O movimento, no entanto, não encontra respaldo na posição dos credores que aprovaram o plano de recuperação.
Para alguns deles, não tem preço para a marca, por exemplo, ver a maior cantora do país fazendo propaganda da Itaipava em cima de seu trio na frente do camarote da rival Brahma, no circuito Barra-Ondina, em Salvador (BA).
Além disso, segundo dados da Nielsen, a Petrópolis foi a que mais cresceu em participação de mercado em 2023. E, ainda segundo os dados, o verão e o carnaval são os períodos mais importantes para as vendas desse setor.
Consultado, o Grupo Petrópolis, dono da Itaipava, esclarece que o plano está sendo implantado conforme o previsto e atingiu, em 2023, os resultados esperados.
Em janeiro de 2024, já foram pagos 20% dos credores. O plano previa a retomada dos investimentos em marketing como uma condição essencial para gerar o aumento de faturamento.
"O verão e o Carnaval são os dois períodos mais importantes para o setor, e o Grupo buscou ações de patrocínio e marketing específicas para esse período, o que inclui a parceria com a cantora Ivete Sangalo, que deve impulsionar as vendas nacionalmente", disse em nota.
Com Diego Felix
Receba notícias da Folha
Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber
Ativar newsletters