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Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Descrição de chapéu carro elétrico China

Greve no Ibama já mantém 30 mil carros importados parados

Órgão ambiental libera licenças com atestado de que veículos atendem padrões exigidos de emissões de poluentes

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São Paulo e Brasília

As montadoras contabilizam 30 mil veículos importados parados nos pátios, aguardando liberação dos documentos pelos servidores do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente), que avançam rumo ao terceiro mês de paralisação. Há dez dias, eram 18 mil.

O problema afeta, principalmente, as fabricantes de carros elétricos da chinesa BYD e compromete a operação de Stellantis, Volkswagen, Toyota e GWM.

Carros elétricos da BYD aguardam para embarcar no navio BYD Explorer No.1, no porto de Yantai (China) - AFP

Na importação de veículos, o Ibama faz a liberação da licença de importação, atestando que eles seguem os padrões ambientais exigidos.

Os servidores do Ibama alegam que a carreira não tem sido valorizada pelo governo Lula (PT), mesmo após anos de problemas na gestão de Jair Bolsonaro (PL).

Entre as reivindicações, estão um novo plano de carreira, aumento de salário e melhores condições de trabalho para o setor. As negociações continuam.

Consultada, a Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores) disse que acompanha o caso, mas não quis se manifestar. O Ibama não respondeu até a publicação desta reportagem.

Com Diego Felix

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