Painel S.A.

Julio Wiziack é editor do Painel S.A. e está na Folha desde 2007, cobrindo bastidores de economia e negócios. Foi repórter especial e venceu os prêmios Esso e Embratel, em 2012

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Painel S.A.
Descrição de chapéu G20

Ministro da Noruega sugere a Haddad que cobre mais imposto de quem explora ambiente

De petroleiras a mineradoras, ministro das Finanças, Trygve Vedum, defende que Brasil siga exemplo da Noruega em taxar mais empresas que explorem recursos naturais

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Em reunião com técnicos do Ministério da Fazenda, o ministro das Finanças da Noruega, Trygve Vedum, defendeu, nesta terça (27), mais rigor tributário dos governos sobre empresas que exploram recursos naturais.

Vedum disse que empresas similares na Noruega pagam mais tributos para operar e o dinheiro financia necessidades locais, principalmente saúde e educação.

Homem sorri enquanto discursa, ao seu lado está uma bandeira do Brasil, ao fundo tem uma porta de vidro
O ministro das Finanças da Noruega, Trygve Vedum, durante encontro com empresários no Consulado Honorário da Noruega em São Paulo - Divulgação - 27.fev.2024/Consulado Honorário da Noruega em São Paulo

"Somos um país rico em recursos naturais e nos orgulhamos de como funciona o sistema de taxação na Noruega", disse Vedum ao Painel S.A..

"Os setores de óleo e gás, ou da pesca, por exemplo, não são dominados por uma família ou grande empresa. Uma boa parte desse dinheiro é revertido em ações do governo."

O encontro no Ministério da Fazenda seria liderado pelo ministro Fernando Haddad, que foi diagnosticado com Covid na segunda (26) e não participou da agenda com Vedum.

O ministro norueguês chegou ao Brasil nesta terça e vai participar das reuniões do G20, em São Paulo. Na pauta estarão temas como a diminuição da desigualdade, transição energética e investimentos em meio ambiente.

A Noruega não integra a lista de países do G20, mas foi convidada pelo presidente Lula, que preside o grupo.

Atualmente, o Brasil é o terceiro maior mercado de investimentos da Noruega, perdendo somente para EUA e Suécia.

O empresariado norueguês concentra boa parte do capital em solo brasileiro nos setores de óleo e gás, com forte presença da Equinor, companhia de economia mista da qual o governo da Noruega é acionista majoritário; a Statkraft, empresa que atua com energia renovável; e a Yara, gigante dos fertilizantes.

Mais cedo, Vedum visitou a fábrica da Yara em Cubatão (São Paulo) e disse que a companhia pode ajudar o Brasil a aumentar a produção de fertilizantes, enquanto diminui a produção de gás carbônico.

"A segurança alimentar é importante para o governo brasileiro e ter a autoprodução de fertilizantes dentro do Brasil passa por isso. Aumentar a produção aqui e diminuir a pegada de carbono é um dos principais objetivos da Yara", disse Vedum.

O país nórdico também é o principal financiador do Fundo Amazônia, que, no governo Jair Bolsonaro, parou de destinar recursos, algo que só foi retomado na gestão atual de Lula.

Com Diego Felix

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.