Siga a folha

Especialistas da plataforma Por Quê?, iniciativa da BEĨ Editora, traduzem o economês do nosso dia a dia, mostrando que a economia pode ser simples e divertida.

Rico na Bolsa: finalmente chegou a minha vez!

É tão fácil que só um trouxa deixaria passar uma oportunidade dessas, certo?

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Acordei e decidi que eu vou ficar rico.

Cansei de estudar filosofia, ler Guimarães Rosa e visitar as tias idosas que moram no interior. De agora em diante, quero viver como o Neymar: iates, champanhe e carrões. Até o tal de caviar eu quero comer.

O problema é que não tenho talento algum para os esportes. Se correr por dois minutos, ruborizo, fico ofegante e minha língua pende para fora como um cachorro na praia. Se tiver uma bola por perto, o mais provável é que eu tropece nela.

Também não tenho talento para a arte. Meus desenhos não evoluíram além dos homens-palito que eu desenhava na segunda série. Desafino até quando peço um café no boteco, imagina então quando canto!

E quando tentei fazer teatro na escola, meu maior papel foi de figurante como pepino.

Mas vou ficar rico sem fazer esforço.

Vou jogar na Bolsa. Como a jovem Bettina, que transformou cem cruzados em um bilhão. Jogar na Bolsa é tão fácil que somente um trouxa deixaria passar uma oportunidade dessas, certo?

Já tenho minha estratégia pronta.

Bettina, 22, faz propagando no YouTube sobre como ficou milionária investindo na Bolsa - Reprodução/YouTube

Vou escrever cem relatórios, assinados por nomes diferentes, cada um sugerindo uma estratégia diferente para investir na Bolsa. Não é muito trabalhoso porque posso escrever qualquer besteira.

Na média, o conselho oferecido em cada um dos relatórios vai gerar retornos similares ao retorno do mercado; algumas das estratégias vão resultar em perda de dinheiro, outras vão ser vitoriosas.

Depois de um ano, vou selecionar o relatório cuja estratégia teria gerado o melhor retorno e disseminar na mídia social que tenho a fórmula do sucesso na Bolsa. Vejam só: minha estratégia XYZ bateu o mercado amplamente!

Alguns perfis falsos vão divulgar minha sabedoria como investidor e guru sobre assuntos de dinheiro.

Quem quiser saber meu segredo terá de pagar por um curso pela internet.

Até a preparação do curso vai ser mole. Afinal, quem acredita que um investidor de sucesso venderia sua receita por R$ 150 reais em um curso pela internet é crédulo o suficiente para engolir qualquer patacoada.

E assim ficarei rico na Bolsa.

Sai da frente, Bettina. Agora é minha vez!
 

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas