Por quê?

Especialistas da plataforma Por Quê?, iniciativa da BEĨ Editora, traduzem o economês do nosso dia a dia, mostrando que a economia pode ser simples e divertida.

Salvar artigos

Recurso exclusivo para assinantes

assine ou faça login

Por quê?

2019 é o ano de ganhar dinheiro na Bolsa?

Alta já está levando muitos pseudoanalistas a vaticinarem que esse será o ano da Bolsa

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

O índice Ibovespa, principal indicador do mercado acionário nacional, está ali pelos 92 mil pontos. Dez dias atrás, perto do Natal, oscilava na casa dos 86 mil pontos. Ou seja, uma valorização de 7% em pouco mais de uma semana (o equivalente a uns 30% no período de 1 mês). A alta retumbante já está levando muitos pseudoanalistas a vaticinarem que esse será o ano da Bolsa, que recordes serão quebrados um após o outro, que manter dinheiro nas aplicações tradicionais é tolice... Será verdade?

Motivos aventados para explicar o bom desempenho das ações: juros domésticos baixos, crescimento econômico mundial mais sólido, perspectivas de reformas econômicas liberalizantes. Na hora do otimismo, pouca gente lembra que os juros domésticos não vão cair mais, o crescimento mundial pode não vir (há risco de guerra comercial e risco de que o crescimento forte dos Estados Unidos seja passageiro, associado ao corte de impostos) e as reformas podem não sair.

Certamente é possível, sim, que a Bolsa continue a subir e que esse seja um ano bom para as ações. Mas segue um aviso aos navegantes embriagados pelo otimismo: a Bolsa também pode andar de lado ou até mesmo estar abaixo de 92 mil pontos do dia 30 de dezembro. Nós simplesmente não sabemos o que vai acontecer —simples assim.

0
Imagens sobrepostas dos telões da Bovespa - Diego Padgurschi /Folhapress

É muito difícil prever o preço das ações num futuro próximo. Estatisticamente falando, o melhor palpite possível para o dia 31/12 é o valor que você vê hoje na telinha do computador. E amanhã, qual seria a melhor previsão? Amanhã, o chute mais razoável para o Ibovespa de fim de ano é o valor dele amanhã. Sim, é desalentador, mas é o que nos revela a análise mais cuidadosa dos números. Não tem mágica.

POR QUE É TÃO DIFÍCIL PREVER O CURSO DE AÇÕES?

A velocidade com que informações sobre o estado da economia e das empresas são incorporadas nos preços. Quando sai uma informação que favorece o ativo A, rapidamente os agentes de mercado aumentam a demanda por A (possivelmente com recursos oriundos da venda do ativo B); assim, a “boa nova” é incorporada ao preço de A quase que instantaneamente, tornando muito difícil lucrar com sua compra (ele vale mais, de fato, mas também custa mais caro).

A bem da verdade, a história é talvez um pouco mais complexa. Há fricções nesses mercados e há também vícios e manias de natureza humana que tornam esse mecanismo de ajuste imperfeito. Mas, de todo modo, é uma boa descrição. Assim, a lição de humildade segue valendo: se você está se achando muito esperto ao comprar uma determinada ação, pergunte-se por que mesmo só você percebeu que ela está muito barata...

Para prazos longos, os dados das economias desenvolvidas (não temos uma série longa para o Brasil) sugerem que a Bolsa de Valores tende a render mais que um investimento em títulos públicos. Mas, apesar do retorno médio ser mais alto, sua variabilidade é também muito elevada, com muito sobe e desce.

Muita gente se chamusca na Bolsa por agir intempestivamente, olhando só o curto prazo, influenciado pelo desempenho da Bolsa no último mês. Aí a pessoa tende a comprar na alta (porque esse é o momento do otimismo) e acaba muitas vezes vendendo na baixa (não é nada fácil ver seu investimento diminuindo de um trimestre para o outro; parece que a queda nunca vai ter fim, melhor tirar tudo de lá). Tudo errado!

Faz sentido ter parte da sua poupança em forma de ações? Sim, totalmente, ao menos uns 30% (a depender de seu apetite por risco). Faz sentido achar que você vai ter um ganho fácil, livre de riscos, que tudo agora são mil maravilhas porque o novo governo vai consertar a economia do país e o mundo não passará mais por crises econômicas? Não, de modo algum.

LINK PRESENTE: Gostou deste texto? Assinante pode liberar cinco acessos gratuitos de qualquer link por dia. Basta clicar no F azul abaixo.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.