Siga a folha

Marcos Nogueira é jornalista profissional e cozinheiro amador. Escreve também no blog Cozinha Bruta.

Receita de uma panela só, mac and cheese leva apenas macarrão, queijo, leite e temperos

Preparado em casa com ingredientes bons, clássico americano dá de goleada na versão industrial

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Semana passada, o algoritmo das redes sociais me entupiu de receitas de Thanksgiving (Dia de Ação de Graças), data que os americanos curtem mais do que o Natal, celebrada este ano em 23 de novembro.

Tudo gira em torno do peru assado e seus acompanhamentos. O mais interessante deles é o macaroni and cheese, carinhosamente conhecido como mac and cheese. Macarrão e queijo, caso não tenham entendido.

Mac and Chesse preparado por Marcos Nogueira - Acervo pessoal

No Brasil, conhecemos principalmente o mac and cheese de caixinha, seja um preparado seco, seja o prato pronto congelado.

Dá para preparar mac and cheese do zero, com macarrão bom, queijo bom, leite e alguns temperos. Fácil, fácil e mil vezes mais gostoso do que oi industrial.

Existem basicamente dois estilos de mac and cheese. O gratinado, que vai ao forno com farinha de rosca, e aquele que você serve direto da panela.

Geralmente faço a receita de forno, mas resolvi variar. Preparei um mac de panela, de molho cremoso, que na aparência lembra o produto da caixinha.

As receitas de mac and cheese, de forma geral, pedem para você fazer dois processos separados (como qualquer preparo com macarrão). Numa panela, você cozinha a massa; na outra, faz um molho bechamel (de leite com farinha). Depois mistura o macarrão cozido, o molho e o queijo.

Desencanei do bechamel e optei por cozinhar o macarrão diretamente no leite, usando só uma panela. O efeito é o mesmo, já que a massa desprende amido, que engrossa o leite.

Resolvi deixar meu macaroni amarelão, quase alaranjado, para imitar o jeitão das receitas caseiras americanas. Lá eles põem pões queijo cheddar ou suas imitações baratas.

Eu fervi o leite com urucum, mesmo corante desses queijos. Você pode usar colorau em pó ou simplesmente pular essa parte —o urucum não aporta quase nenhum sabor.

Compre uma massa tubular curta e pequena, algo entre o macarrão de sopa e o penne. Eu arranjei um formato italiano chamado chifferi ou elbow ("cotovelo", em inglês).

A escolha dos queijos é livre, vai depender do seu gosto e do resultado que quer obter. Se você deseja o efeito "puxa", convêm adicionar muçarela, de sabor suave; outros queijos são mais fortes e derretem num molho cremoso.

Meu mac foi com 20% muçarela, 30% gouda holandês e 50% cheddar inglês —que eu trouxe na mala de Londres. É um queijo amarelo-claro, duro, salgado e que esfarela (bem diferente do queijo tipo cheddar laranja). Parmesão substitui bem. Ou então um bom queijo minas curado.

MAC AND CHEESE

Dificuldade: fácil
Rendimento: 2 porções

Ingredientes

  • 1 litro de leite
  • 1 colher (sopa) de sementes de urucum (opcional)
  • 1 colher (chá) de sal
  • 1 colher (sopa) de cebola em pó
  • 1 colher (sopa) de mostarda em pó
  • 1 colher (sopa) de molho inglês
  • 160 g de macarrão curto
  • 240 g de queijo ralado grosso
  • Pimentas caiena e do reino a gosto

Modo de fazer

  1. Se for usar urucum, coloque as sementes num saquinho de gaze bem amarrado. Aqueça o leite com o urucum até ferver. Desligue o fogo e deixe macerar por 15 minutos. Descarte o urucum.
  2. Tempere o leite com sal, as duas pimentas, cebola em pó, mostarda em pó e molho inglês. Misture bem e aqueça em fogo médio.
  3. Antes de levantar fervura, junte o macarrão. Cozinhe, mexendo sempre, até a massa cozinhar e o leite espessar (como um molho branco).
  4. Adicione o queijo e mexa bem, com o fogo ligado, até ele derreter totalmente. Desligue o fogo e sirva (se aquecer mais, há o risco de talhar o queijo).

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas