Siga a folha

Roteirista e autor de “Diário da Dilma”. Dirigiu o documentário “Uma Noite em 67”.

Lula critica o Banco Imobiliário

Jogo de tabuleiro deve ser reformulado

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Depois de receber a carta "Saída livre da prisão", Lula atacou a autonomia do Banco Imobiliário. "A Estrela administra esse jogo desde 1944 e nunca alterou as regras para atender os anseios do povo trabalhador deste país. Nunca incluiu um programa social sequer", discursou. Em seguida, após uma pausa dramática, completou: "As urnas me deram legitimidade para mexer nesse tabuleiro".

Segundo o presidente, o jogo deveria financiar a construção de moradias e de hotéis pelo "Minha Casa Minha Vida". E criar programas de distribuição de renda para os jogadores que estiverem perdendo.

Dilma Rousseff foi destacada para liderar a reformulação do Banco Imobiliário. "Hoje, pelas regras do jogo, um dos participantes deve desempenhar o papel do banco. Mas quem desempenha o papel do Estado? Temos que incluir essa nova configuração", explicou.

Setores conservadores criticaram as novas ideias para o Banco Imobiliário alegando que o jogo, que já era demorado, agora ficará interminável. Dilma respondeu: "A criança deve aprender desde cedo que não importa quem vai perder ou ganhar porque muitas vezes quem ganha acaba perdendo e quem perde acaba descobrindo que existe um cachorro por trás da criança que não está perdendo nem ganhando".

Ilustração de Débora Gonzales para coluna de Renato Terra de 9.fev.23 - Débora Gonzales

Eis as novas regras:

- O jogador que tirar números repetidos nos dados poderá indicar alguém para a diretoria de uma empresa estatal.

- Quem optar por realizar obras de infraestrutura em outros países ganhará financiamento do BNDES.

- Hotéis e casas desocupadas por mais de três rodadas deverão abrir as portas para o Movimento dos Trabalhadores Sem Teto.

- Além de casas e hotéis, os jogadores poderão construir coberturas Tríplex.

- A cada 13 rodadas, o jogo passará por uma reforma agrária. Todos os jogadores voltarão a ter o mesmo número de propriedades.

- Serão incluídas novas propriedades: São Bernardo do Campo, Atibaia, Guarujá, Colégio Sion. Foi aberta uma licitação para a inserção de localidades nordestinas.

A pedido de Marina Silva, os jogadores ampliarão as possibilidades de investimento para além da compra e venda de terrenos, casas e hotéis. As famílias que estiverem ao redor do tabuleiro também poderão investir em créditos de carbono, financiar a cultura dos povos originários por meio de leis de incentivo, demarcar terras indígenas e fazer doações para instituições filantrópicas que tenham obtido selo verde.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas