Siga a folha

Humorista, membro do coletivo português Gato Fedorento. É autor de “Boca do Inferno”.

Descrição de chapéu

Ações contra Porta dos Fundos teriam mais êxito no Tribunal do Santo Ofício

Ofendem-se por um filme pôr na boca do Senhor palavras que ele não disse, mas recusam levar a sério as que Ele proferiu

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

O Centro Dom Bosco de Fé e Cultura voltou a tentar censurar o especial de Natal do Porta dos Fundos. Infelizmente, aquela associação católica insiste em entrar com ações judiciais no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, e não no Tribunal do Santo Ofício, onde elas teriam, sem dúvida nenhuma, mais êxito.

Desta vez, o especial do Porta é em formato de animação, o que traz uma novidade importante. Nos últimos tempos, só os fundamentalistas islâmicos se ofendiam com desenhos. Agora, isso acontece também com fundamentalistas cristãos, o que significa que o Porta dos Fundos conseguiu operar o milagre do ecumenismo. Gente de todos os credos, unida, melindrando-se com segmentos de reta e circunferências. Até fico comovido.

Ilustração publicada em 17 de dezembro de 2021 - Luiza Pannunzio

Se um vegano disser que nunca come carne, exceto em dia de churrasco, é provável que riam dele. Mas ninguém ri de quem se diz cristão enquanto não faz nada do que Cristo pede. Pelos vistos, é possível repetir todos os dias a frase "assim como nós perdoamos a quem nos tem ofendido" e não entender o que se diz.

A Bíblia está cheia de recomendações para os membros do Centro Dom Bosco se comportarem de outro modo. "A sabedoria do homem lhe dá paciência; sua glória é ignorar as ofensas", Provérbios, 19:11. "O insensato revela de imediato o seu aborrecimento, mas o homem prudente ignora o insulto", Provérbios 12:16.

Ou seja, acaba por prevaricar mais o cristão que quer punir ofensas do que aqueles que o ofendem. E também há aquela sugestão que, apesar de bastante importante, raros cristãos seguem: "Se queres ser perfeito, vai, vende tudo o que tens e dá-o aos pobres, e terás um tesouro no céu; e vem, e segue-me", Mateus 19:21.

É um pouco estranho que se ofendam por o especial do Porta pôr na boca do Senhor palavras que ele não disse, mas recusem levar a sério as palavras que Ele proferiu.

Ao menos, os autores do especial mostram terem lido a Bíblia. Talvez seja melhor o Centro Dom Bosco compor uma nova canção. Tomem nota: um dia uma criança me parou, olhou-me nos olhos a sorrir, caneta e papel na mão, especial de comédia para assistir. E perguntou o que é preciso para ser feliz. Censurar como Jesus censurou.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas