Siga a folha

Professor da New York University Shanghai (China) e da Fundação Dom Cabral. É doutor em economia pela UFRJ.

Pessoas matam, mas armas também

Restrição e desarmamento funcionam, nos EUA, no Brasil ou em qualquer outro lugar

Assinantes podem enviar 5 artigos por dia com acesso livre

ASSINE ou FAÇA LOGIN

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Os dois principais problemas do Brasil são a distribuição de renda e a violência. O resto é secundário. As duas tragédias desta semana, a chacina pelo Estado no Brasil e a carnificina de crianças nos EUA, mostram como precisamos rever toda a abordagem sobre crimes no Brasil e no mundo.

Obviamente, isso não deve acontecer neste governo, cujas ideias sobre desarmamento vêm de quem assistiu a muitos filmes de faroeste e acha que basta dar uma arma para que uma pessoa saiba se defender. Isso não é verdade. Acesso às armas aumenta homicídios e suicídios e não tem nenhum efeito sobre prevenção de crimes. Assim como em um faroeste, as chances de um passante sobreviver a um confronto com um criminoso com uma arma é quase zero.

Política pública não se faz com anedotas do sujeito que afugentou um bandido porque tinha um "trezoitão". Sabe a frase batida de que "armas não matam, são seres humanos que matam"? Não só está errada como é consenso científico de que facilidade de acesso a armas aumenta crimes numa quantidade cavalar.

Enterro de vítima de bala perdida durante operação policial na favela da Chatuba, vizinha à Vila Cruzeiro, no Rio de Janeiro - Andre Borges - 25.mai.2022/AFP

Em artigo no principal periódico de economia, Duggan (2001) mostrou inequivocamente como aumento de posse de armas leva a mais homicídios. Desde então, inúmeros outros estudos confirmaram o fato. Pior, o efeito está aumentando, pois, como mostram Braga e coautores (2021), as armas modernas são mais letais e falham menos.

Restrição e desarmamento funcionam, seja nos EUA, seja no Brasil, seja em qualquer outro lugar. Vários países tornaram regras muito mais rígidas depois de massacres como o de Uvalde. Austrália, Alemanha, Inglaterra, Canadá, Nova Zelândia e Noruega, para ficar em alguns exemplos, viram carnificinas como a do Texas.

Na Austrália, depois que um cidadão abriu fogo, matando 35 pessoas em 1996, o governo fez muito mais que proibir o porte de armas. Confiscou, recomprando forçadamente a maior parte das armas no país. Muitas pessoas, mesmo sem cair na categoria do confisco, entregaram suas armas voluntariamente para o Estado. O resultado? Um dos países mais seguros do mundo. Antes, havia um massacre do tipo a cada 18 meses. Desde então, houve somente uma tragédia.

E não é só homicídio. Em um artigo de Anestis e Houtsma (2018), os autores mostraram que a diferença de taxas de porte de arma nos estados americanos explica 92% da variação da taxa de suicídios. "Ah, mas no Brasil precisamos de mais que confiscar armas." Sim, mas Schneider (2021) mostrou que o referendo do desarmamento no Brasil, por si só, reduziu assassinatos por arma de fogo em 12,2% e tentativas de homicídio em 16,3%. Na Colômbia, com campanha parecida, a redução foi de mais de 20%.

Desarmamento é só um passo. Precisamos de confiança da sociedade no governo e vice-versa, além de coordenação entre Poderes. Medellín, nos anos 1990, era uma das cidades mais violentas do mundo, com 380 homicídios por 100 mil habitantes. Hoje, a taxa (entre 20 e 25) é menor que a do estado do Rio, onde quase 5.000 pessoas foram mortas em 2021 (28 assassinatos por 100 mil pessoas).

É possível mudar. Nova York era um antro de crimes na década de 1970. Copenhague sofria com ataques de gangues. Mas nunca, em nenhuma cidade do mundo, a solução passa por chacina de cidadãos pelo Estado. Nada vai vir desse governo. Mas onde estão as propostas dos candidatos? Precisamos de soluções de segurança pública. Para ontem.

Receba notícias da Folha

Cadastre-se e escolha quais newsletters gostaria de receber

Ativar newsletters

Relacionadas